De acordo com a Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2018 - IF-SP - Português/Libras |
Q947577 Libras
De acordo com a Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão - LBI) no capítulo IV que trata DO DIREITO À EDUCAÇÃO, artigo 28, qual a formação necessária do profissional Tradutor e Intérprete de Libras para atuar na Educação Básica?
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Nível médio e certificado de proficiência na Libras. Vamos entender o porquê dessa escolha e explorar cada uma das alternativas.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de número 13.146/2015, estabelece no capítulo IV, artigo 28, as diretrizes para a educação inclusiva, com ênfase nas condições que devem ser asseguradas para que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação. Dentro desse contexto, a formação de profissionais que atuam como Tradutores e Intérpretes de Libras é essencial.

De acordo com a legislação, para atuar na Educação Básica, é exigido que o profissional tenha, no mínimo, o nível médio de escolaridade, acompanhado de um certificado de proficiência na Libras. Isso assegura que eles tenham as competências necessárias para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, promovendo uma educação mais inclusiva.

Justificativas para as alternativas:

  • A - Nível superior e curso de tradução e interpretação em Libras: Esta opção não está correta porque, para a Educação Básica, a exigência é de nível médio, não superior. O curso de tradução e interpretação é relevante, mas a opção não condiz com a exigência mínima legal.
  • B - Nível médio e certificado de proficiência na Libras: Esta é a alternativa correta. O mínimo exigido é o nível médio e o certificado de proficiência, conforme previsto na legislação.
  • C - Nível superior e certificado de proficiência na Libras: Semelhante à alternativa A, esta opção é incorreta para a atuação na Educação Básica, pois a exigência mínima é o nível médio.
  • D - Nível médio e curso de tradução e interpretação em Libras: Apesar de mencionarem nível médio, que está correto, o curso de tradução e interpretação não substitui o certificado de proficiência, como estipulado pela legislação.

Compreender a legislação e os requisitos legais é fundamental para quem deseja atuar profissionalmente na área da educação inclusiva. Assim, é essencial atentar-se aos detalhes das exigências para garantir a conformidade e a eficácia no exercício da função.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 13.146 de 06 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão

CAPÍTULO IV

DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Art. 28 .


§ 2o  Na disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras a que se refere o inciso XI do caput deste artigo, deve-se observar o seguinte:

I - os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras;         (Vigência)


II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.         (Vigência)


Para atuar nos cursos de graduação e pós-graduação a Lei acima citada afirma que atuação é prioritária dos formados em Tradução e Interpretação.


IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas;






Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo