Um dos principais poluentes presentes no ar atmosférico do m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1911975 Biologia
Um dos principais poluentes presentes no ar atmosférico do município de Esteio (dados obtidos em https://weather.com/) é considerado um poluente secundário, uma vez que sua formação ocorre pela reação entre compostos orgânicos voláteis e poluentes primários na presença de luz solar. Esse poluente é o:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No ciclo do oxigênio, o gás O2 é produzido pela fotossíntese e consumido na respiração ou combustão. O ozônio (O3), gás presente na camada de cobertura protetora de radiações UV da Terra é transformado em oxigênio pelos raios UV e essas reações permitem um equilíbrio na camada de ozônio. Esses buracos estão relacionados com alguns gases como os clorofluorcarbonos - CFCs (principal), que entram no ciclo do ozônio, liberando átomos de cloro que reagem ao ozônio e se associam ao oxigênio, dificultando o ciclo O2 - Ode ocorrer, além de estarem relacionados também com o óxido nítrico, óxido nitroso e CO2. Os poluentes primários são substâncias produzidas diretamente por processos naturais e não naturais, que são lançadas na atmosfera, como o monóxido de carbono (CO2) de veículos. Os poluentes secundários são resultantes de determinadas reações que acontecem entre poluentes primários na atmosfera, como o ozônio troposférico (O3) e compostos orgânicos voláteis (COV). O ozônio troposférico (O3) resulta de reações químicas entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar e altas temperaturas. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)


Fonte da imagem: site mma.gov.br
 

Esse poluente é o:


A) Óxido de nitrogênio (NO). Incorreta. O óxido de nitrogênio é um poluente primário, por ser produzido diretamente em veículos, não resultando de reações.

B) Dióxido de nitrogênio (NO2). Incorreta. O dióxido de nitrogênio é um poluente primário, sendo produzido diretamente através de veículos e indústrias, não resulta de reações químicas.

C) Ozônio (O3). CORRETA. O ozônio é um poluente secundário, não sendo diretamente emitido, apenas produzido a partir da reação entre poluentes primários e compostos orgânicos voláteis na luz solar e alta temperatura.

D) Dióxido de Enxofre (SO2). Incorreta. O dióxido de enxofre é um poluente primário, produzido diretamente em processos industriais, e não através de reações.

E) Monóxido de carbono (CO). Incorreta. O monóxido de carbono é um poluente primário, por ser produzido diretamente em veículos e indústrias, e não derivado de reações.


Gabarito do Professor: C




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na troposfera, local próximo à superfície terrestre, alguns outros compostos são determinantes para a formação do O3, chamado neste caso de ozônio troposférico. Os principais compostos precursores do ozônio troposférico são os óxidos de nitrogênio - NOX (sobretudo o NO2) e os compostos orgânicos voláteis (COV) em geral, que são compostos que facilmente se vaporizam e entram na atmosfera, tais como o acetaldeído.

Esses compostos são geralmente resultado da queima de combustíveis em veículos ou de processos industriais e, sob a ação da radiação solar, atacam as moléculas do oxigênio atmosférico, dissociando-o em oxigênios atômicos que poderão formar ozônio com outras moléculas de O2.

Portanto, a alternativa C está correta e é o nosso gabarito.

Que palhaçada não deixar os usuários que não são assinantes ver os comentários. Tem que pensar que a maioria das pessoas estão aqui na pindaiba, tentando estudar pra melhorar de vida!

Agora estão cobrando até peloS comentários dos colegas ......POUPE-ME!

Ué, o ozônio não é a nossa camada protetora?

Poluentes Secundários- são os que resultam de reacções químicas que ocorrem na atmosfera e entre poluentes primários. Exemplo disso é o ozono troposférico (O3), que resulta de reacções fotoquímicas, que se estabelecem entre os óxidos de azoto (NOx) e os Compostos Orgânicos Voláteis (COV)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo