Analise o trecho de FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilingüi...
Os surdos querem aprender na língua de sinais, ou seja, a língua de sinais é a privilegiada como língua de instrução. O significado disso vai além da questão puramente lingüística. Situa-se, sim, no campo político. Os surdos estão se afirmando como grupo social com base nas relações de diferença. Como diferentes daqueles que se consideram iguais, ou seja, os ouvintes, os surdos buscam estratégias de resistência e de auto-afirmação. São eles que sabem sobre a língua de sinais, são eles que sabem ensinar os surdos, são eles que são visuais-espaciais. Com base nisso, a questão da língua passa a ser também um instrumento de poder nas relações com as crianças e alunos surdos. Sendo a língua de sinais brasileira a língua de instrução, os professores surdos (e/ou instrutores surdos) são os que mais dominam a língua. Quando são professores, são os mais indicados para garantirem o processo de aquisição da língua. (p. 31)
Considerando que as pessoas Surdas têm prioridade para ministrar a disciplina de Libras, conforme garantido no Decreto Federal nº 5.626/05, Capítulo III Da formação do professor de Libras e do Instrutor de Libras, Art. 7º, §1º, aponte qual(is) deve(m) ser o(s) perfil(is) profissional(is) e a titulação das pessoas Surdas para ocupar o cargo de docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP).
I. Professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;
II. Instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação;
III. Professor ouvinte bilíngüe: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.
IV. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
A questão aborda a importância da inclusão dos surdos no ensino de Libras, refletindo sobre a política educacional e o papel crucial dos profissionais surdos no ensino desta língua. O Decreto Federal nº 5.626/05 assegura que pessoas surdas têm prioridade na docência de Libras, destacando que a formação e titulação desses profissionais são fundamentais para garantir um ensino de qualidade e respeito à cultura surda.
Vamos analisar as alternativas:
I. Professor de Libras, usuário dessa língua, com curso de pós-graduação ou formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por exame promovido pelo Ministério da Educação. Esta afirmativa está correta. O perfil descrito se alinha com as exigências do decreto, que prioriza a formação acadêmica e a proficiência na língua de sinais para o ensino de Libras.
II. Instrutor de Libras, usuário dessa língua, com formação de nível médio e certificado de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação. Esta afirmativa também está correta. Instrutores de Libras precisam de formação adequada e comprovação de proficiência, o que está de acordo com as diretrizes do decreto.
III. Professor ouvinte bilíngue: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e certificado de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação. Embora um professor ouvinte bilíngue possa ensinar Libras, a questão específica é sobre a prioridade dada aos surdos, e nesta perspectiva, a afirmativa não se aplica como prioritária.
IV. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos. Apesar de ser uma habilidade valiosa, esta afirmativa não descreve o perfil de um docente de Libras no IFSP, mas sim de um intérprete.
Portanto, as afirmativas I e II são as que corretamente refletem o perfil profissional requerido para docentes de Libras, conforme o decreto mencionado, o que valida a alternativa A como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo