Julgue o próximo item, acerca da tolerabilidade ao risco e d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1893764 Segurança e Saúde no Trabalho
Julgue o próximo item, acerca da tolerabilidade ao risco e do conceito de ALARP (As Low As Reasonably Practicable).

O conceito de “praticável” do ALARP traz em si a ideia da praticabilidade, e também os custos e benefícios da ação ou da inação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

O conceito de ALARP, que significa "As Low As Reasonably Practicable," ou, em tradução livre, "Tão Baixo Quanto Razoavelmente Praticável," é um princípio fundamental em gestão de segurança e saúde no trabalho, especialmente no que diz respeito à análise e gerenciamento de riscos ocupacionais. Esse conceito sugere que o risco deve ser reduzido ao ponto em que qualquer redução adicional seria desproporcional em relação aos benefícios obtidos.

No contexto do ALARP, praticabilidade não se refere apenas à possibilidade técnica de uma ação, mas também leva em consideração fatores como custos e benefícios. A ideia central é que o risco deve ser controlado a um nível em que o custo (em termos financeiros, tempo, ou recursos) de reduzir o risco ainda mais não seja justificável pelo benefício extra alcançado.

Para justificar o porquê da alternativa C estar correta: o conceito de "praticável" dentro do ALARP de fato engloba uma avaliação de custo-benefício, onde os custos de implementar medidas de segurança adicionais devem ser razoáveis em relação aos benefícios de redução de riscos proporcionados. Em outras palavras, deve-se fazer tudo que é razoavelmente possível para garantir segurança, mas deve haver um ponto de equilíbrio entre o custo destas medidas e o nível de segurança alcançado.

Essa avaliação é fundamental em ambientes de trabalho, pois assegura que a segurança dos trabalhadores seja mantida sem impor encargos financeiros desproporcionais ao empregador. É uma maneira de equilibrar as exigências de segurança com as realidades econômicas e operacionais das organizações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(AS LOW AS REASONABLY PRACTICABLE) A sigla ALARP é usada para descrever um risco à segurança operacional que foi reduzido a um nível tão baixo quanto razoavelmente praticável. Para determinar o que é "razoavelmente praticável" no contexto da gestão de riscos à segurança, devem ser consideradas tanto as viabilidades técnicas de reduzir ainda mais o risco quanto, os custos que esta redução acarreta. Isto deve incluir uma análise de custo-benefício, mostrando que quando o risco em um sistema é ALARP, significa que qualquer redução do risco torna-se impraticável, considerando-se os altos custos que isso acarreta. Convém, no entanto, ter em mente que, quando uma organização "aceita" um risco, isso não significa que o risco foi eliminado. Alguns níveis residuais de risco para a segurança continuam a existir, porém a organização aceita que este nível de risco residual é suficientemente baixo e é compensado pelos benefícios auferidos.

As vezes para eliminar um risco identificado é muito caro ao ponto de ser inviável.

as vezes minimizar esse risco já se torna viável financeiramente, o que seria considerado como "praticável" aceito"

para entenderem melhor, coloquem no google " curva ALARP CETESB"

"No Brasil a gente só paga o adicional de insalubridade mesmo" (desabafo)

ABNT NBR ISO/IEC 31010:2012

Segundo a Figura B.12 – O conceito ALARP

O ALARP ou região de tolerabilidade (O risco é atingido somente se um benefício for negado)

No item B.30 Análise de custo/benefício (ACB) B.30.1 Visão geral

O princípio do ALARP divide os riscos em três regiões: um nível acima do qual os riscos negativos são intoleráveis e não devem ser aceitos, exceto em circunstâncias extraordinárias; um nível abaixo do qual os riscos são insignificantes e precisam somente ser monitorados para assegurar que eles permanecem baixos, e uma faixa central onde os riscos são mantidos tão baixos quanto razoavelmente praticável (ALARP). Em direção ao menor risco desta região, uma análise rigorosa de custo/benefício pode aplicar-se, porém quando os riscos estiverem próximos ao intolerável, a expectativa do princípio do ALARP é que o tratamento ocorrerá, a menos que os custos de tratamento sejam substancialmente desproporcionais em relação ao benefício obtido.

Logo, o conceito de “praticável” do ALARP traz em si a ideia da praticabilidade, e também os custos e benefícios da ação ou da inação. 

GABARITO: CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo