A fase inicial do exame bacteriológico para o diagnóstico da...
A fase inicial do exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose que compreende a coleta, conservação e encaminhamento da amostra de escarro, é de responsabilidade da unidade de saúde que identifica o caso com suspeita de TB. Sobre as orientações para a coleta da amostra é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
A questão aborda a fase inicial do exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose (TB), especificamente sobre as orientações para a coleta de amostra de escarro, um procedimento essencial para identificar a presença do Mycobacterium tuberculosis.
Alternativa A: “Uma boa amostra de escarro deve ser proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse.” - Correta. Isso porque a amostra de escarro para diagnóstico da tuberculose deve ser coletada diretamente das vias respiratórias inferiores. Um escarro proveniente da árvore brônquica, obtido por esforço de tosse, é mais provável de conter bacilos tuberculosos, garantindo a eficácia do exame bacteriológico.
Alternativa B: “A melhor amostra deve ser colhida da faringe por aspiração ou esforço da tosse.” - Incorreta. A coleta de amostra da faringe não é recomendada porque a faringe contém micro-organismos que podem contaminar a amostra. A coleta ideal é do escarro da árvore brônquica, que está mais profundamente nas vias aéreas e é mais representativa da infecção pulmonar.
Alternativa C: “O volume ideal para coleta é de 3 a 5ml de escarro, priorizando um volume mínimo de saliva.” - Incorreta. Embora o volume de 3 a 5 ml seja adequado, a menção de "priorizar um volume mínimo de saliva" é errônea. A amostra deve ser escarro puro, sem contaminação por saliva, pois a presença de saliva pode comprometer a sensibilidade do teste.
Alternativa D: “O ideal é fazer três coletas, sendo duas no mesmo dia, com intervalo mínimo de 6 horas entre uma coleta e outra.” - Incorreta. A recomendação para a coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose é de fato de três amostras, mas a prática comum é que a primeira amostra seja colhida no momento da consulta e a segunda e terceira amostras no dia seguinte, sendo uma ao acordar e outra na coleta supervisionada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Devem ser coletados de 5 a 10 ml de escarro. Quando esta quantidade de escarro não é alcançada, a realização dos exames e seu desempenho podem ficar prejudicados.
Vale lembrar que uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O aspecto ideal da amostra é mucopurulento.Amostras liquefeitas, com resíduos alimentares, aspecto de saliva ou
sanguinolentas interferem na sensibilidade e, consequentemente, no resultado dos testes.
fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento
de Vigilância Epidemiológica. Manual de Recomendações para o Controle da
Tuberculose. Brasília: Ministério da Saúde, 2011
2 coletas. 1 na consulta e outra no dia seguinte ao acordar em jejum (antes de escovar os dentes e antes de tomar o café da manhã).Armazenar em geladeira identificado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo