Considerando um fluido que gire ao redor de eixo vertical qu...
Considerando um fluido que gire ao redor de eixo vertical que passe pelo ponto O, com velocidade angular constante Ω, desenvolvendo um movimento de corpo rígido solidário ao recipiente cilíndrico que o contém, como ilustra a figura acima, julgue o item subsecutivo, relativo a essa situação e aos princípios gerais da estática dos fluidos.
Para que um corpo sólido qualquer não afunde no fluido
contido no referido recipiente, é necessário apenas que seu
peso seja igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo
objeto.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Como o fluido está solidário ao recipiente ele está estático em relação ao recipiente, logo se aplica o principio de Arquimedes:
Se o objeto afunda o empuxo é menor que o peso
Se o objeto permanece em equilibrio e imerso, empuxo = peso
Se o objeto não ficar completamente imerso, empuxo maior que o peso
Ué, não entendi o gabarito. Existe a possibilidade de haver equilíbrio com o corpo totalmente submerso. Nesse caso, E = P e o corpo estará totalmente imerso. Assim, E = P não é uma condição suficiente para que o corpo não afunde. Lembrando que o empuxo é igual ao peso do volume de fluido deslocado (princípio de Arquimedes).
Não entendi, mesmo se o peso seja igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo objeto, este objeto estará se debatendo nas pareces do recipiente e no eixo, e o turbilhão que forma não vai força-lo para baixo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo