Acerca das técnicas de identificação de análise de riscos Ha...
HazOp é considerada uma das mais simples metodologias de análise quantitativa, por não fazer uso de recursos de representação gráfica como fluxogramas e diagramas. Ela utiliza um único documento, a planilha de HazOp, para mapear/registrar todos os dados do projeto.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta.
O enunciado da questão aborda duas metodologias importantes de análise de riscos: HazOp (Hazard & Operability Study) e FMEA (Failure Modes and Effects Analysis). Ambas são utilizadas para identificar potenciais falhas e efeitos em sistemas e processos. Contudo, a questão faz uma afirmação específica sobre o HazOp que precisa ser analisada cuidadosamente.
HazOp é, na verdade, considerada uma metodologia de análise qualitativa e não quantitativa. Ao contrário do que a questão sugere, HazOp utiliza recursos como palavras-guia para explorar possíveis desvios em um sistema. Essas palavras-guia ajudam a equipe a identificar riscos e operabilidade, mas não se trata de uma metodologia baseada apenas em uma planilha ou que possa ser considerada simples.
A planilha de HazOp é sim um documento fundamental para registrar os dados, mas ela é parte de um processo mais complexo que envolve discussões em equipe multidisciplinar, interpretação de diagramas e fluxogramas para entender completamente o sistema analisado. Portanto, é incorreto afirmar que HazOp não faz uso de representações gráficas ou que é uma metodologia quantitativa.
Por isso, a alternativa correta é E, que indica que a afirmação dada está errada conforme o contexto da metodologia HazOp.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
HAZOP - Hazard and Operability Studies - Análise de Perigos e Operabilidade
Minuciosa/metódica revisão realizada por profissional com conhecimento profundo (palavra-guia).
Baseada em procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática por meio do uso apropriado de um conjunto de palavras-guias aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo.
O objetivo do Hazop são os sistemas e o foco são os desvios das variáveis de processo.
HazOp é considerada uma das mais simples metodologias de análise qualitativa
Gabarito: Errado
Vários erros no enunciado: não é método simples, e sim complexo. Não é quantitativo, mas qualitativo. Utiliza representações gráficas diversas para análise das possíveis falhas, com auxílio das palavras-guia. É conduzido por equipe multidisciplinar.
Não é simples , e sim, complexa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo