Segundo Néstor Canclini, “o vínculo entre cultura e desenvol...
Segundo Néstor Canclini, “o vínculo entre cultura e desenvolvimento é válido por seu modo de construir cidadania. Juntamente com os direitos econômicos das empresas é preciso considerar os direitos culturais dos cidadãos” (In: REIS, Ana C. F. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007. p.167). Nesta perspectiva, a economia da cultura busca analisar a articulação entre a oferta, demanda e distribuição dos bens culturais e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico. É CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a relação entre cultura e desenvolvimento econômico. Para resolvê-la, é importante compreender como a cultura pode influenciar o desenvolvimento socioeconômico de um país através de seus aspectos simbólicos, cidadãs e econômicos.
A alternativa C é a correta: "o desenvolvimento de um país deve considerar as dimensões simbólicas, cidadãs e econômicas da cultura, conforme exposto no Plano Nacional de Cultura vigente." Esta alternativa está correta porque reconhece que o desenvolvimento cultural vai além dos aspectos meramente econômicos, abrangendo também o que é simbólico e relevante para a construção da cidadania. Isso está em consonância com as ideias apresentadas por Néstor Canclini, que destaca a importância de considerar os direitos culturais dos cidadãos em conjunto com os direitos econômicos.
Vamos analisar brevemente as demais alternativas para entender por que elas são incorretas:
A - "para se auferir o impacto da cultura na economia, devemos avaliar apenas o desempenho dos chamados setores criativos, que congregam a economia criativa." Esta alternativa está errada porque limita a avaliação dos impactos culturais apenas aos setores criativos, ignorando outras dimensões e áreas culturais que também contribuem para o desenvolvimento econômico e social.
B - "por serem formados por bens tangíveis e intangíveis, não é possível se construir indicadores eficazes do impacto da cultura na economia." Esta afirmação está incorreta pois, apesar da complexidade, existem metodologias e indicadores que podem ser usados para avaliar o impacto dos bens culturais na economia.
D - "para analisar a fruição de bens culturais, devemos avaliar apenas os números de equipamentos culturais formais existentes em um determinado município." Esta alternativa é limitada, pois a análise da fruição cultural não pode se basear apenas na quantidade de equipamentos formais. Deve-se considerar também o acesso, a qualidade e a diversidade das experiências culturais.
E - "economia da cultura e indústria cultural são sinônimos." Esta afirmação é incorreta, pois embora estejam relacionadas, a economia da cultura abrange uma visão mais ampla do papel da cultura no desenvolvimento socioeconômico, enquanto a indústria cultural foca mais na produção e comercialização de bens culturais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo