A leishmaniose é uma doença endêmica que tem tido aumento si...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q508185 Saúde Pública
A leishmaniose é uma doença endêmica que tem tido aumento sistemático no número de casos no estado do Rio de Janeiro. Quanto aos critérios epidemiológicos e de notificação dessa doença, é correto afirmar que trata-se de uma
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a leishmaniose, uma doença que requer o entendimento dos aspectos epidemiológicos e de notificação no estado do Rio de Janeiro. Para resolver esta questão, é preciso ter conhecimento sobre o que caracteriza uma zoonose e a distinção entre as formas tegumentares e viscerais da doença, além de entender o que significa uma doença ser de notificação compulsória.

Alternativa correta: C - zoonose transmitida por vetores e são notificados tanto casos tegumentares quanto viscerais.

A leishmaniose é uma zoonose, o que significa que é uma doença que é transmitida de animais para humanos. É disseminada por vetores, especificamente os flebotomíneos, também conhecidos como mosquitos-palha. No contexto da saúde pública, tanto os casos de leishmaniose tegumentar quanto os de leishmaniose visceral são de notificação compulsória, o que significa que precisam ser obrigatoriamente reportados às autoridades de saúde.

Análise das alternativas incorretas:

A - antroponose e somente são notificados casos viscerais. A leishmaniose não é uma antroponose (doença transmitida de humano para humano). Além disso, não são notificados apenas casos viscerais, mas também os tegumentares.

B - doença de veiculação hídrica e são notificados tanto casos tegumentares quanto viscerais. A leishmaniose não é uma doença de veiculação hídrica. Ela é transmitida por vetores, não pela água.

D - zoonose e notificam-se apenas em áreas onde haja concomitância entre casos em humanos e cães. Embora a leishmaniose seja uma zoonose e cães possam ser reservatórios, a notificação não está restrita a áreas com casos em humanos e cães.

E - zoonose transmitida por vetores, mas não é de notificação compulsória no estado do Rio de Janeiro. Esta alternativa está incorreta porque a leishmaniose é sim de notificação compulsória em todo o Brasil, inclusive no estado do Rio de Janeiro.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As várias formas de leishmaniose podem ser zoonoses ou antroponoses, ou mesmo antropozoonoses. A forma visceral existente no Brasil e em Portugal é uma zoonose comum ao cão e ao Homem.É transmitida ao Homem pela picada de fêmeas de insetos dípteros flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia

GABARITO: LETRA C.

É uma zoonose, ou antropozoonose, que tem como reservatório o cão. Causada pelo protozoário Leishmania chagasi, é transmitida através do vetor biológico Lutzomyia longipalpis, um inseto díptero da classe dos Phlebotomus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo