Sobre as tendências históricas da educação física nas escola...
Sobre as tendências históricas da educação física nas escolas brasileiras, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Higienista.
2. Militarista.
3. Pedagogicista.
4. Competitivista.
5. Popular.
( ) A prática desportiva devia ser “massificada”, para poder brotar os expoentes capazes de brindar o país com medalhas olímpicas. No âmbito da educação física, a ginástica, o treinamento, os jogos recreativos etc. ficavam submetidos ao desporto de elite, desenvolvendo, assim, o treinamento desportivo baseado nos avançados estudos da fisiologia do esforço e da biomecânica, capazes de melhorar a técnica desportiva. A educação física era sinônimo de desporto, e este sinônimo de verificação de performance.
( ) A educação física funcionava mais como selecionadora de “elites condutoras”, capaz de distribuir melhor os homens e mulheres nas atividades sociais e profissionais. O papel da educação física era de “colaboração no processo de seleção natural”, eliminando os fracos e premiando os fortes, no sentido da “depuração da raça”.
( ) A ênfase estava situada na questão da saúde coletiva. Cabia à educação física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. Mais do que isso, a educação física não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas.
( ) A educação física não estava preocupada com a saúde pública, pois entendia que tal questão não poderia ser discutida independentemente do levantamento da problemática forjada pela atual organização econômico-social e política do país. Não se pretendia disciplinadora de homens e muito menos estava voltada para o incentivo da busca de medalhas. Ela era, antes de tudo, ludicidade e cooperação, e desporto; a dança, a ginástica etc. assumiam um papel de promotores da organização e mobilização dos trabalhadores. E, mais que isso, a educação física servia, então, aos interesses daquilo que os trabalhadores historicamente vinham chamando de “solidariedade operária”.
( ) A educação física estava preocupada com a juventude que frequentava as escolas. A ginástica, a dança, o desporto etc eram meios de educação do alunado. Eram instrumentos capazes de levar a juventude a aceitar as regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais etc. A educação física era encarada como algo “útil e bom socialmente”, e deveria ser respeitada acima das lutas políticas dos interesses diversos de grupos ou de classes. Assim, foi possível forjar um sistema nacional de educação física “capaz de promover a educação física do homem brasileiro, respeitando suas peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas”.
A sequência está correta em