Quanto ao gênero, os substantivos gestos, olhares, sorrisos ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
Vamos entender melhor o porquê.
Primeiramente, é essencial compreendermos os conceitos básicos envolvidos na questão: substantivos sobrecomuns, epicenos e comuns de dois gêneros. Esses conceitos são fundamentais na morfologia da língua portuguesa.
Substantivo Sobrecomum: é aquele que possui um único gênero, seja masculino ou feminino, e se refere tanto a homens quanto a mulheres. Por exemplo: "a criança", "o indivíduo".
Substantivo Epiceno: refere-se a animais e possui um gênero fixo, mas para especificar o sexo do animal, usamos "macho" ou "fêmea". Por exemplo: "o crocodilo", "a águia".
Substantivo Comum de Dois Gêneros: indica pessoas e pode ser usado tanto no gênero masculino quanto no feminino, alterando apenas o artigo ou o pronome. Por exemplo: "o estudante", "a estudante".
No trecho da questão, os substantivos analisados foram "gestos", "olhares", "sorrisos" e "abraços". Vamos classificá-los de acordo com o gênero:
- gestos - substantivo masculino plural
- olhares - substantivo masculino plural
- sorrisos - substantivo masculino plural
- abraços - substantivo masculino plural
Observamos que todos são substantivos masculinos e não se enquadram nas classificações de sobrecomum, epiceno ou comum de dois gêneros. Portanto, a alternativa correta é aquela que classifica os substantivos de forma inadequada, demonstrando que houve um erro de interpretação dos conceitos teóricos.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: Esta alternativa apresenta uma mistura de conceitos que não se aplicam aos substantivos "gestos", "olhares", "sorrisos" e "abraços". Nenhum desses substantivos é epiceno, comum de dois gêneros ou sobrecomum.
Alternativa C: Da mesma forma que a alternativa anterior, essa também mistura as classificações de forma incorreta. "Gestos", "olhares", "sorrisos" e "abraços" não são comuns de dois gêneros, sobrecomuns ou epicenos.
Alternativa D: Esta alternativa também apresenta uma classificação equivocada dos substantivos mencionados. Nenhuma das palavras citadas é sobrecomum ou comum de dois gêneros.
Portanto, a alternativa A se destaca como a correta, pois embora apresente uma classificação errada, está de acordo com a análise dos conceitos de substantivos sobrecomuns, epicenos e comuns de dois gêneros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Reposta A) serve para os dois gêneros ( masculino e feminino)
SOBRECOMUM: o substantivo é o mesmo seja quando se refere ao gênero feminino, seja quando se refere ao gênero masculino.
p. ex.: criança
EPICENO: O substantivo é diferenciado com os vocábulos macho ou fêmea quando da diferenciação de gêneros
p. ex: A cobra macho engoliu o rato.
COMUM DE DOIS GÊNEROS: A diferenciação entre feminino e masculino é feita através de determinantes (artigos)
p.ex.: A repórter interrompeu a entrevista. // O repórter se tornou o âncora do jornal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo