Considerando a ABNT NBR 14565:2019, enlaces permanentes e en...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - D/Categoria 5e
A questão aborda a norma ABNT NBR 14565:2019, que trata sobre o cabeamento estruturado, especificamente sobre os enlaces permanentes e os enlaces do ponto de consolidação no cabeamento horizontal. Entender essa norma é crucial para garantir que as instalações de redes de computadores ofereçam o desempenho adequado e estejam em conformidade com os padrões técnicos exigidos.
Para resolver essa questão, é necessário conhecer as diferentes categorias de cabeamento e os seus respectivos desempenhos. Conforme a norma, essas categorias são designadas de acordo com a capacidade de transmissão de dados e a qualidade do cabeamento.
Categoria 1 (alternativa B) é usada para cabeamento de voz e não é adequada para transmissão de dados. Categoria 2 (alternativa C) e Categoria 3 (alternativa D) são utilizadas para transmissões de dados em velocidades mais baixas e, atualmente, estão obsoletas para a maioria das aplicações de rede modernas.
A Categoria 4 (alternativa A) também já está ultrapassada e não atende aos requisitos mínimos de desempenho exigidos pela norma atual.
A Categoria 5e (alternativa E), por outro lado, atende aos requisitos mínimos de desempenho mencionados na norma ABNT NBR 14565:2019 para enlaces permanentes e enlaces do ponto de consolidação no cabeamento horizontal. Essa categoria permite transmissões de dados a velocidades de até 1 Gbps (Gigabit por segundo), sendo a escolha mais adequada para garantir um desempenho mínimo eficiente.
Portanto, a alternativa correta é E - D/Categoria 5e, pois está de acordo com os padrões estabelecidos na ABNT NBR 14565:2019 para o desempenho mínimo necessário em cabeamento horizontal.
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
Está no filtro de ADM GERAL :S
Quando um subsistema é montado, a especificação de desempenho dos enlaces (links) resultantes possui a denominação de “classe”:
- Classe C: componentes de categoria 3
- Classe D: componentes de categoria 5e
- Classe E: componentes de categoria 6
- Classe EA: componentes de categoria 6A
- Classe F: componentes de categoria 7
A norma especifica ainda as classes A e B, mas elas não são apropriadas para redes de dados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo