Machado de Assis é o grande expoente do Realismo brasileiro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2632550 Português

TEXTO III

Leia este capítulo de Machado de Assis na íntegra e responda ao que se pede:


“Capítulo LXXI

O senão do livro

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contracção cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...

E caem! - Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Antofágica,2022.

Machado de Assis é o grande expoente do Realismo brasileiro e se destaca pela genialidade de sua produção literária considerada madura, da qual faz parte esse capítulo lido acima do romance “Memórias póstumas de Brás Cubas”, que narra os feitos da vida da personagem título do livro, um “defunto autor”. Assim, a crítica não se cansa de considerá-lo um autor sui generis e, dentre suas características particulares, só NÃO se identifica no texto III o aspecto referente à(ao):

Alternativas