De acordo com a Resolução CFC n.º 750/1993 e sua atualização...
O princípio da competência pressupõe a confrontação das receitas com as respectivas despesas necessárias à sua geração, independentemente de terem sido recebidas ou pagas
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
resolução 750/93
Art. 9ºO Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
GABARITO CORRETO.
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.
****************************************************************************************************************************************************************************
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).
****************************************************************************************************************************************************************************
Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
Assim, quando realizo a venda de uma mercadoria e procedo à sua entrega, devo reconhecer simultaneamente a receita de vendas e todas as despesas que correspondam a essa venda.
Atenção: O regime a se utilizar na contabilidade é o da competência, que contabiliza receitas e despesas quando incorridas. Todavia, as micro e pequenas empresas podem se utilizar do regime de caixa.
Sei que a 750/93 foi revogada, provalecendo agora o CPC00. Sabem se no CPC00 está assim também discriminado esse princípio da competência?
GABARITO CORRETO
O princípio da competência, traduz-se no reconhecimento das receitas, independentemente, do seu recebimento e das despesas, independentemente, de seu pagamento, desde que o fato gerador tenha ocorrido.
Correto. Princípio da Competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem - independentemente do recebimento do pagamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo