Na gestão pública, os indicadores de desempenho não são sim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299827 Administração Geral
Na gestão pública, os indicadores de desempenho não são simplesmente números, ou seja, são atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, aos quais possam ser aplicados critérios de avaliação, como, por exemplo, eficácia, efetividade e eficiência. Sobre os indicadores de desempenho, assinale alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - Uma de suas funções consiste em analisar as informações presentes, com base nas anteriores, de forma a realizar proposições valorativas.

Para resolver esta questão, é necessário compreender que os indicadores de desempenho são ferramentas fundamentais na gestão estratégica, sejam elas públicas ou privadas. Eles servem para quantificar e qualificar os resultados das ações organizacionais, medindo a eficiência, eficácia e efetividade dos processos. São, portanto, meios pelos quais se pode avaliar se os objetivos estão sendo atingidos e guiar a tomada de decisões com base em dados.

No contexto da gestão pública, os indicadores possuem a função de promover um entendimento claro do desempenho organizacional, permitindo não apenas a mensuração de resultados, mas também analisar, interpretar e criar valor a partir desses dados. A alternativa correta destaca essa funcionalidade ao apontar que os indicadores são usados para analisar informações presentes e passadas, de modo a formar juízos de valor, ou seja, proposições valorativas que fundamentam decisões estratégicas e aperfeiçoam a performance organizacional.

Este entendimento sobre indicadores de desempenho possibilita uma análise crítica de informações para o aprimoramento contínuo dos processos, projetos e políticas públicas. Assim, a alternativa E corretamente sublinha uma das principais funções dos indicadores de desempenho na gestão pública.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Indicadores de desempenho são realizados na fase de controle. Na fase de planejamento foi realizado metas e objetivos para a organização baseado nos resultados de outros anos, pois os objetivos são de crescimento, portanto ter um rendimento acima do realizado no ano anterior. Após terminado o exercício os diretores irão analisar o desempenho atual através de DRE's, Gráficos, Avaliações para saber onde acertaram e erraram para que seja realizado um novo objetivo e correção dos erros para o ano(exercício) que irá começar. 
Gabarito: E

e) Uma de suas funções consiste em analisar as informações presentes, com base nas anteriores, de forma a realizar proposições valorativas;

Podemos auferir que as informações presentes e anteriores são comparadas

a fim de apurar a evolução ou não da organização,

depois são traçadas estratégias com prioridade nas ações que deram melhor resultado,

salvo se houver uma mudança brusca no ambiente externo

que possa afetar o desempenho das ações que deram melhor resultado no passado.

E corrigir/melhorar ou até excluir as ações que não tiveram bom desempenho.

Modelos e indicadores

Modelo: É um recurso analítico com o propósito de representar a realidade a partir da definição de um conjunto de variáveis ( ou aspectos da realidade que se pretende representar, aspectos  estes que podem ser vistos/definidos/medidos de forma quantitativa ou qualitativa, por meio de indicadores, portanto modelos são um conjunto de indicadores relacionados.

Indicadores:  São métricas que proporcionam informações sobre o desempenho de um objeto (seja governo, política, programa, organização, projeto etc. ), com vistas ao controle, comunicação e melhoria.

Os indicadores possuem duas funções básicas:

1- Descrever por meio da geração de informações  o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento.

2- consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.


Fonte: http://zip.net/bjl0Vr


Gab. (E)

Conceitualmente a (D) também esta certa, mas da para ir na (E) porque o enunciado se refere a Gestão Publica.

a) Não se propõem a mensurar os resultados e gerir o desempenho, por não conseguir descrever o caráter real dos acontecimentos.

Errada, pois os indicadores propõem-se a contribuir para mensurar resultados e gerir o desempenho.

b) Por suas especificidades, inviabilizam a análise comparativa do desempenho da organização e do desempenho de diversas organizações, atuantes em áreas ou ambientes semelhantes. 

É o oposto, eles permitem uma análise comparativa do desempenho da organização e do desempenho de diversas organizações atuantes em áreas ou ambientes semelhantes.


c) O conceito de desempenho é comum a todas as organizações e, justamente por isso, não possibilita que as organizações utilizem um modelo que atenda, caso a caso, o seu próprio conceito de desempenho.

Não, o conceito de desempenho deve ser adaptado a cada organização e, por isso, cada uma utiliza um modelo que atende a seu próprio conceito de desempenho.


d) Um dos critérios básicos, na elaboração de um indicador, é que todas as informações devem ser mensuradas, independentemente dos benefícios gerados em relação ao ônus despendido.

Não é necessário medir todas as informações pois isso implica em desperdícios, retrabalho e desvios na rota.


e) Uma de suas funções consiste em analisar as informações presentes, com base nas anteriores, de forma a realizar proposições valorativas. 

Opção correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo