Da leitura dos dois textos, depreende-se que: I- Há intert...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1904199 Português
Após a leitura dos textos I (notícia) e II (charge) abaixo expostos e publicados na mesma data, responda à questão.


Texto I: Desmatamento da Amazônia em abril de 2021 é o maior da série histórica

   Pelo segundo mês seguido, a Amazônia bateu o recorde recente de desmatamento, segundo dados do Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foi também o pior abril da série histórica atual, que tem início em 2015 — os dados anteriores eram menos precisos. 
   Em abril, os alertas de desmatamento do Deter totalizaram mais de 580 km2 ; de destruição na floresta, um aumento de quase 2 43% na devastação em relação ao mesmo mês em 2020, que registrou cerca de 406 km2 ; de desmate. Os números de abril deste ano ainda devem crescer, considerando que os dados de desmate apresentados vão até o dia 29. Os meses a seguir costumam ter níveis de desmate superiores, por causa do início do período seco na floresta, que facilita a derrubada de árvores e as queimadas. 
   Os dados do Deter têm a função de ajudar órgãos de fiscalização ambiental em ações de combate a crimes ambientes, mas também podem ser usados para observar o avanço do desmatamento no bioma. No último ano, as taxas totais medidas pelo Deter ficaram relativamente próximas aos dados do Prodes, que dá o número consolidado de desmatamento no ano. [...]
   Desde 2018, há crescimentos constantes do desmatamento na Amazônia. O processo, porém, acentuou-se sob Bolsonaro. No primeiro ano de governo do atual presidente, a devastação da floresta cresceu 34%. No segundo, 9,5%. Os valores anuais de desmate já 2 passam dos 11 mil km2 ; segundo dados do Prodes, projeto também sob a responsabilidade do Inpe.
   Poucas ações efetivas do governo têm sido colocadas em prática para conter a destruição. Bolsonaro e ministros do seu governo, ainda em 2019, quando o desmate e as queimadas começaram a aumentar acentuadamente, minimizaram e questionaram publicamente os dados e o órgão que os produz, o Inpe.
   Ao mesmo tempo, internacionalmente há preocupação com a situação da Amazônia. Mercados estrangeiros que compram do país têm constantemente cobrado ações para conter o desmatamento.
   Pesquisas e investigações já demonstraram que a pecuária é um dos principais vetores de desmatamento. O desmate – junto à pecuária – é a principal fonte de emissão de gases-estufa no Brasil. Com o mundo olhando cada vez mais atentamente para as emissões e para ferramentas de contenção delas, o Brasil, mesmo não sendo um dos grandes países emissores, já começou a sofrer financeiramente por causa do desmatamento. [...] 

(FOLHA DE PERNAMBUCO, 07/05/21) 



Texto II - Charge (O Tempo, 07/05/21)


https://www.otempo.com.br/image/contentid/policy:1.2482035:1620382623/ed7dd991-d6b0-412b-b504-dd3f93dcaf6d.jpg?f=3x2&w=940&$p$f$w=acd5aee


Da leitura dos dois textos, depreende-se que:
I- Há intertextualidade de conteúdo, pois, embora correspondam a gêneros distintos, abordam a mesma temática geral – imagem negativa do Brasil no quesito da preservação ambiental.
II- Ambos os textos apresentam uma crítica em relação à postura de negligência do governo face ao desmatamento da floresta amazônica, que só tem aumentado a partir de 2018.
III- Em termos de argumentatividade, apenas o texto I evidencia a função apelativa da linguagem, conduzindo a uma reflexão e tomada de atitude em relação ao problema abordado.
IV- O texto II, a charge, em comparação ao texto I, não atende aos requisitos de informatividade e situacionalidade, ainda que atenda ao propósito comunicativo, que é o de tratar de forma humorada um assunto do cotidiano.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas