Analise as afirmativas a seguir em relação à mastite. I. A m...
Analise as afirmativas a seguir em relação à mastite.
I. A mastite ambiental é causada por dois grupos de patógenos: coliformes e algumas espécies do Streptococus. O principal meio de infecção é o ambiente onde a vaca se encontra e o manejo inadequado. Camas úmidas, úberes molhados, higiene inadequada do preparo da teta na fase pré-ordenha e sistemas de confinamento são exemplos que permitem a ocorrência deste tipo de mastite.
II. A mastite clínica resulta em grande diminuição da produção de leite, acarretando grandes perdas econômicas. Os patógenos ligados diretamente com a mastite clínica são o Streptococus agalactiae, que gera a maior perda na produção, e o Staphylococus aureus, que apresenta a maior resistência ao tratamento e persiste por mais tempo como infecção.
III. A contagem de células somáticas (CCS) no leite de tanque de resfriamento é uma medida direta da prevalência de mastite. A CCS encontra-se diminuída no caso de mastite subclínica.
IV. O Califórnia Mastitis Test (CMT) é considerado um teste indireto realizado para detecção de mastite subclínica. Os resultados são imediatos e eficientes. Para que uma amostra seja considerada negativa, após leite e reagente misturados, esta deve permanecer líquida, sem espessamento ou formação de gel.
V. A contagem bacteriana total (CBT) encontrada no tanque de leite de resfriamento é uma importante medida da qualidade do leite e da sanidade do úbere. De acordo com a legislação vigente, é que a contagem apresente 600.000 UFC/ mL de leite.
Assinale a alternativa CORRETA.