Com frequência, é preciso verificar as condições dos arquivo...
I. Recorrente. I. Permanente. III. Diário.
Quais estão corretos?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A movimentação de documentos dentro do ciclo documental (arquivos correntes, intermediários e permanentes) acontece de duas formas: por transferência ou recolhimento.
A transferência acontece quando os documentos passam da fase corrente (primeira idade) para a intermediária (segunda idade).
O recolhimento acontece quando os documentos passam das fases corrente (primeira idade) para a permanente (terceira idade), e da intermediária (segunda idade) para a permanente (terceira idade).
Os processos de transferência (arquivo corrente para o intermediário, somente) podem ser pré-definido de períodos em períodos ou ocorrer conforme demanda. A questão apresenta três tipos de processos de transferências não usuais na terminologia técnica arquivística, o que nos impede de encontrar uma alternativa que seja coerente com o que a questão busca.
Gabarito do Professor: não há alternativa possível.
Gabarito da Banca: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o recorrente e permanente estão marcados com a mesma opção (I)
Esta é uma questão muito confusa (mas é só minha opinião).
Porque?
Na gestão de documentos, as transferências ocorrem tipicamente entre diferentes fases do ciclo de vida dos documentos. No entanto, os termos "recorrente", "permanente" e "diário" não são comumente usados para descrever esses processos de transferência.
No ciclo de vida dos documentos, há geralmente três fases: ativa ou corrente (quando o documento é frequentemente consultado), intermediária (quando o documento é consultado ocasionalmente) e permanente (quando o documento tem valor histórico ou informativo e deve ser preservado indefinidamente).
Os documentos são transferidos do arquivo corrente para o arquivo intermediário quando já não são de uso frequente na rotina da instituição. Já a transferência para o arquivo permanente ocorre quando esses documentos, após avaliação, são considerados de valor histórico ou informativo. Quando ocorre do intermediário para o permanente, a operação é chamada recolhimento.
Os termos "recorrente" e "diário" não são normalmente utilizados em relação à transferência de documentos na arquivologia. Portanto, o enunciado parece confuso e as opções não parecem refletir práticas padrão na área de gestão de documentos.
Contudo, sem um contexto mais específico ou diretrizes claras fornecidas pelo órgão ou instituição que esteja conduzindo a prova, não é possível determinar com certeza qual seria a resposta correta para essa questão.
Considerando apenas a opção II "Permanente", que faz parte da terminologia arquivística ao se referir a uma das fases do ciclo de vida dos documentos, a resposta seria:
B) Apenas II.
No entanto, reitero que essa pergunta é confusa e a resposta pode variar dependendo do contexto específico.
Tanto que a resposta da banca, de acordo com o Qconcursos, foi:
E ) Apenas II e III.
Mas não consegui encontrar qual foi a lógica utilizada. E na questão tem até erro de digitação: as alternativas Recorrente e Permanente estão ambas numeradas como I.
Trancrição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional, 2005. (que segundo a resolução 26/2006 do Conarq, é de uso recomendado para todos os integrantes do Sinar):
recolhimento: 1. Entrada de documentos públicos em arquivos permanentes, com competência formalmente estabelecida. 2. Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
transferência: Passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.
Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Dicionario-de-terminologia-arquivistica.pdf
transferências periódicas: são efetuadas em intervalos predeterminados, para os arquivos inativos ou mortos, dependendo da frequência de uso;
transferências permanentes: são realizadas em intervalos irregulares, sem qualquer planejamento;
transferências diárias: são as mais recomendáveis, porque mantêm em ordem os arquivos ativos, o trabalho poderá ser facilitado se o documento já arquivado constar sua validade ou vencimento, ou marcação que indique a data da transferência.
Essa classificação foi retirada do Manual da Secretaria de Medeiros e Hernandes, 2010. Não é muito utilizada mas já vi em algumas provas, inclusive na aula 3 vinculada a essa questão o professor fala sobre esse Manual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo