A chamada escola de Frankfurt reuniu alguns dos mais importa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEASTER - PA
Q1205361 Sociologia
A chamada escola de Frankfurt reuniu alguns dos mais importantes sociólogos e filósofos do século XX. Julgue o item a seguir, acerca dessa corrente do pensamento sociológico.
Os pensadores de Frankfurt constituíram uma escola sociológica no sentido tradicional do termo, com objetivos bem delineados e restritos, com conceitos monolíticos e com teorias compartilhadas por todos os seus membros. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Vamos entender o porquê.

A Escola de Frankfurt, conhecida também como Instituto para Pesquisa Social, foi formada por um grupo de pensadores que se destacou na primeira metade do século XX. Esse grupo incluía figuras notáveis como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas.

É importante destacar que a Escola de Frankfurt não se encaixa no conceito tradicional de uma escola sociológica com objetivos bem delineados, conceitos monolíticos e teorias compartilhadas por todos os seus membros. Diferente de uma escola tradicional, os pensadores de Frankfurt eram notoriamente interdisciplinares e pluralistas, abrangendo áreas como filosofia, sociologia, psicologia e economia. Eles não tinham uma única teoria ou conceito monolítico, mas sim uma série de abordagens críticas e dialéticas.

A proposta central da Escola de Frankfurt era a Teoria Crítica, que se opunha às abordagens positivistas e tradicionais da sociologia, focando na crítica das estruturas de poder e dominação na sociedade. Eles acreditavam que a teoria social deveria ter um papel emancipatório, ajudando a revelar e desafiar as injustiças sociais.

Dessa forma, a afirmação de que "os pensadores de Frankfurt constituíram uma escola sociológica no sentido tradicional do termo, com objetivos bem delineados e restritos, com conceitos monolíticos e com teorias compartilhadas por todos os seus membros" é incorreta. Eles não seguiam uma linha única e restrita, mas sim uma abordagem diversificada e crítica.

Resumo:

A Escola de Frankfurt não se caracterizava por ter objetivos restritos e conceitos monolíticos compartilhados por todos os seus membros. Pelo contrário, eles eram interdisciplinares e pluralistas, focando na crítica das estruturas sociais e na emancipação do indivíduo.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema. Se precisar de mais alguma ajuda, estarei à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

''com objetivos bem delineados e restritos,''

Esse restritos quebra tudo, uma escola crítica não tem como ser restrita, visto que a crítica se torna aberta até a criticar os próprios métodos que influenciaram a escola, como o marxismo, por exemplo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo