Entre os argumentos favoráveis às cotas para alunos do ensin...
Entre os argumentos favoráveis às cotas para alunos do ensino público, encontra-se o fato de que no Brasil
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As demais alternativas contêm incorreções factuais ou conceituais:
A) Errada. As classificações de renda por si só não foram historicamente utilizadas como fator de prioridade para o ingresso em universidades federais ou escolas técnicas. O desempenho dos estudantes nos vestibulares foi o principal classificado de seleção, e não a renda familiar.
C) Errada. Não é verdade que existem vagas para todos os jovens nas universidades públicas. O número de vagas é limitado e a concorrência é acirrada, sendo que os estudantes de escolas públicas muitas vezes têm menos oportunidades de se prepararem adequadamente para os exames de admissão.
D) Errado. A Constituição Federal do Brasil de 1988 não faz diferenciação entre cidadãos com base no cor da pele, renda ou grau de escolaridade. O que ocorre é que, na prática, as desigualdades sociais, muitas herdadas do período escravocrata, ainda persistem na sociedade brasileira.
E) Errado. A educação é sim um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal do Brasil no Artigo 6º e detalhado no Artigo 205 e seguintes.
Resposta: B
Gabarito do Professor: B
Referências bibliográficas:
BM. (2021). A Constituição da República - RepÚBLICA dos Estados Unidos DA AMÉRICA do Sul. AL Coreiro e AF Salles. Salvador.
DER. (2018). Relatório Nacional de Educação Básica 2017. Ministério da Educação e Sebrae. Brasília, Brasil.
Revista Fórum. (2018). Educação de Qualidade nas Escolas Públicas: O Papel do Estado no Ensino. https://revistafórum.com.br/edicao/567/article/view/6444
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PONTOS IMPORTANTES DA REPORTAGEM.
Dilma sanciona projeto de cotas para alunos do ensino público
”A presidente Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira (29) o projeto que reserva metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas do país para alunos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos. Dilma diz que desafio das cotas é democratizar mantendo alto nível. O texto prevê que as cotas devem ser prioritariamente ocupadas por negros, pardos ou índios. A divisão deve considerar o tamanho de cada uma dessas populações no Estado, segundo o censo mais recente do IBGE. Se houver sobra de vagas, elas irão para os demais alunos das escolas públicas. Ainda conforme o texto aprovado pelo Congresso, dos 50% reservados para cotas, metade das vagas será destinada a alunos com renda familiar de até R$ 933,00 por pessoa. Nesse grupo, também é preciso respeitar o critério racial. Assim, os 50% das cotas restantes podem ser ocupados por quem tem renda maior, desde que seja obedecido o critério racial.”
Fonte: http://www.diskexplosivo.com/diskexplosivo/myBB/Thread-Dilma-sanciona-projeto-de-50-cota-racial
E assim vamos vivendo!!!
A trajetória escolar de um estudante até que ele chegue à universidade depende, principalmente, de sua condição sócio-econômica; e a maioria dos estudantes do ensino superior, sem dúvida, não pertence a grupos populares. Segundo a PNAD 2004 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), quase 90% dos estudantes do ensino fundamental e médio freqüentam a escola pública (considerando todas as suas defi ciências), mas quando se trata do ensino superior, apenas 24,7% freqüentam a universidade pública. A questão que vem à tona agora é o estabelecimento da universidade pública como um espaço antidemocrático, que começa a contribuir para as desigualdades desde o seu processo de seleção, que privilegia aqueles que estão mais preparados, ou seja, uma minoria, oriunda das escolas particulares, de funcionamento diurno; que freqüenta outros cursos como os de língua estrangeira e osespecíficos; que não precisou trabalhar durante sua trajetória escolar; etc...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo