No trecho “Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso...
As redes sociais estão fervilhando com aplicativos que “envelhecem” as pessoas. Simular a aparência para quando se atingir idades projectas é uma brincadeira divertida, mas envelhecer no mundo real é um assunto sério.
Uma das maiores conquistas da humanidade foi o aumento da expectativa de vida, que foi acompanhada por uma melhoria substancial nos parâmetros de saúde das populações, embora essas conquistas estejam longe de serem distribuídas uniformemente. Atingir a velhice, que já foi privilégio de poucos, hoje se torna mais comum. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com mais de 65 anos, que é de 7% em 2019, atingirá 15% da população em 2034, superando a barreira dos 20% em 2046. Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso. Essa grande conquista do século 20, no entanto, tornou-se um desafio. [...]
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/07/envelhecer-no-mundo-real-e-um-assunto-seriocjyda32cl018801pb5nsc51yj.html. Acesso em: 21/jul/2019.[adaptado]
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Vamos entender o motivo:
No trecho "Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso.", a vírgula está corretamente utilizada para antecipar o adjunto adverbial. O adjunto adverbial "Em 2060" indica circunstância de tempo e, quando colocado no início da frase, é comum que seja separado por vírgula para melhorar a fluidez e compreensão do texto.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - separar o vocativo: O vocativo é usado para chamar ou invocar alguém e deve ser separado por vírgulas. No entanto, na frase em questão, não há vocativo. Exemplos de vocativo seriam: "João, venha aqui!" ou "Amigos, estudem muito!".
C - separar o aposto: O aposto é um termo acessório que explica ou especifica melhor um substantivo ou pronome. Ele também é separado por vírgulas, mas na frase analisada não há aposto. Um exemplo de aposto seria: "Pedro, meu amigo de infância, chegou hoje."
D - indicar a elipse de um termo: Elipse é a omissão de um termo que pode ser subentendido no contexto. A vírgula pode ser usada para indicar essa omissão, mas não é o caso no texto fornecido. Um exemplo de elipse seria: "Eu gosto de maçã; ela, de banana."
E - omitir o sujeito: A vírgula não tem a função de omitir o sujeito. O sujeito pode ser oculto em uma oração, mas isso não envolve diretamente a utilização de vírgulas. Um exemplo seria: "Estudamos muito. (nós)"
Portanto, a vírgula no trecho indicado está corretamente usada para antecipar o adjunto adverbial, confirmando a alternativa A como a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
➥ “Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso.”
➥ Temos, em destaque, um adjunto adverbial de tempo deslocado da oração principal, a vírgula é usada para separá-lo.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito''A''.
A)"Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso."
A vírgula separa um adjunto adverbial de tempo que foi deslocado para o início da oração.
B) separar o vocativo
O vocativo não possui relação sintática com qualquer outro termo da oração, não fazendo parte do sujeito nem do predicado. Esse termo é utilizado para chamar ou invocar um interlocutor. Exemplo: Você precisa tomar uma decisão, Teresa.
C) separar o aposto
O aposto é um termo ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração. Exemplo: Dona Maria, a melhor cozinheira da região, trabalha neste restaurante há muitos anos.
D) indicar a elipse de um termo
A elipse é a omissão de um termo, que fica subentendido na frase. Ex: A casa parecia abandonada. No chão havia uma grossa camada de poeira. No teto, teias de aranha. O verbo "haver" foi omitido para evitar a repetição, ficando implícito após "No teto".
E) omitir o sujeito
O sujeito oculto (ou implícito) é aquele que não está expresso na oração, mas é possível identificá-lo pelo contexto ou pela flexão verbal. Exemplo: Os funcionários esforçaram-se e atingiram as metas, por isso receberão um bônus no final do ano. O sujeito de "receberão" está oculto. Vejam que a expressão "os funcionários" está implícita antes de verbo "receber". A omissão do sujeito não justifica o uso de vírgula.
Fonte: Denise Carneiro.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
Gabarito letra A.
A vírgula está separando s um adjunto adverbial de tempo que foi deslocado para o início da oração.
"Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo