Assinale a alternativa na qual as palavras, retiradas do tex...
As redes sociais estão fervilhando com aplicativos que “envelhecem” as pessoas. Simular a aparência para quando se atingir idades projectas é uma brincadeira divertida, mas envelhecer no mundo real é um assunto sério.
Uma das maiores conquistas da humanidade foi o aumento da expectativa de vida, que foi acompanhada por uma melhoria substancial nos parâmetros de saúde das populações, embora essas conquistas estejam longe de serem distribuídas uniformemente. Atingir a velhice, que já foi privilégio de poucos, hoje se torna mais comum. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com mais de 65 anos, que é de 7% em 2019, atingirá 15% da população em 2034, superando a barreira dos 20% em 2046. Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso. Essa grande conquista do século 20, no entanto, tornou-se um desafio. [...]
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/07/envelhecer-no-mundo-real-e-um-assunto-seriocjyda32cl018801pb5nsc51yj.html. Acesso em: 21/jul/2019.[adaptado]
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que trata de acentuação gráfica. O enunciado pede para identificar a alternativa em que as palavras são acentuadas pela mesma regra.
Primeiro, é importante entender que a acentuação gráfica no português segue regras específicas para diferentes tipos de palavras, como oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas, além de monossílabos tônicos.
Vamos analisar a alternativa correta:
E - distribuídas – saúde
Ambas as palavras, distribuídas e saúde, são acentuadas por serem hiatos. No caso de distribuídas, o "i" forma um hiato por estar sozinho na sílaba, precedido de uma vogal. Já em saúde, o "u" forma um hiato em condição semelhante. As vogais "i" e "u" são acentuadas quando formam sílabas sozinhas ou com "s" no caso de hiatos.
Agora, vejamos por que as outras alternativas não estão corretas:
A - aparência – é
Aparência é uma proparoxítona, acentuada por ter a antepenúltima sílaba tônica. Já é é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em "e". As regras de acentuação são diferentes.
B - parâmetros – atingirá
Parâmetros é uma proparoxítona, enquanto atingirá é uma oxítona acentuada por terminar em "a". Novamente, as regras são distintas.
C - século – já
Século é uma proparoxítona, e já é um monossílabo tônico terminado em "a". As regras não coincidem.
D - Estatística – será
Estatística é uma proparoxítona, e será é uma oxítona acentuada por terminar em "a". Mais uma vez, as regras de acentuação são diferentes.
Com essas explicações, podemos compreender que a alternativa E é a correta, pois ambas as palavras seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: E
a) aparência – é → INCORRETO. Respectivamente, paroxítona terminada em ditongo crescente e monossílabo tônico terminado em -e.
b) parâmetros – atingirá → INCORRETO. Respectivamente, proparoxítona e oxítona terminada em -a.
c) século – já → INCORRETO. Respectivamente, proparoxítona e monossílabo tônico terminado em -a.
d) Estatística – será → INCORRETO. Respectivamente, proparoxítona e oxítona terminada em -a.
e) distribuídas – saúde → AMBAS PALAVRAS SÃO ACENTUADAS DEVIDO À REGRA DOS HIATOS, temos o "i" tônico formando hiato com a vogal anterior e logo após o "u" tônico formando hiato com a vogal anterior.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Regra do hiato, gab letra E.
GABARITO: LETRA E
ACRESCENTANDO:
Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).
Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
Regra de Acentuação para Oxítonas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...
Regra de Acentuação para Paroxítonas:
Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas:
Todas são acentuadas. Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.
Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo