O milho pode ser afetado por diversas pragas que podem causa...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2095572 Não definido
O milho pode ser afetado por diversas pragas que podem causar prejuízos na produção e na qualidade dos grãos. Algumas das pragas mais comuns do milho e os danos mais comumente causados à cultura estão descritos abaixo, assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Lagarta-militar – Spodoptera frugiperda. 2. Cigarrinha-do-milho – Dalbulus maidis. 3. Broca da cana-de-açúcar – Diatraea saccharalis. 4. Broca-do-colo (lagarta elasmo) – Elasmopalpus lignosellus. 5. Pulgão-do-milho – Rhopalosiphum maidis.
Coluna 2  ( ) No sistema de plantio direto, depois da dessecação, a praga se alimenta de plântulas de milho,seccionando-as rente ao solo; abre galeria na base de plantas que estão nas fases iniciais de desenvolvimento, causando a morte da planta; na deposição dos ovos sobre as plantas, a praga recém-eclodida raspa as folhas sem perfurar a epiderme da face inferior, e posteriormente se aloja no “cartucho” da planta, onde se alimenta de folhas.
( ) Enfraquecimento da planta devido à perda de seiva pelo sugamento; desenvolvimento de fumagina, que causa diminuição da fotossíntese e redução da liberação de pólen, o que provoca falhas na polinização; redução da fecundação que causa falhas na granação, e o surgimento de espigas estéreis ou incompletas devido ao desenvolvimento de fumagina nos estilos; transmissão da virose mosaico comum do milho.
( ) Abre uma galeria na base do colmo das plantas, logo abaixo da superfície do solo, onde constroi um abrigo externo; a larva danifica o meristema apical da planta, causando déficit de crescimento e pode acontecer a emissão anormal de perfilhos; surgimento do sintoma “coração morto”; os danos expressivos geralmente acontecem em reboleiras de plantas e apenas em períodos quentes e com pouca chuva.
( ) Podem danificar a base das plantas ainda nas fases iniciais de desenvolvimento (“coração morto”); abre galeria no colmo que provoca a redução da circulação da seiva, o que diminui os componentes de rendimento da cultura (tamanho da espiga, número de grãos por espiga e peso dos grãos), e as plantas sofrem acamamento pela ação do vento.
( ) Transmissão dos agentes causais do enfezamento-pálido (espiroplasma), do enfezamentovermelho (fitoplasma) e da virose da risca, que reduzem a absorção de nutrientes, causando redução na produtividade, sendo os danos mais pronunciados em plantas que se encontram nas fases iniciais de desenvolvimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas