Os ruídos que impedem que a comunicação se estabeleça podem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Técnico em Secretariado |
Q658284 Administração Geral
Os ruídos que impedem que a comunicação se estabeleça podem ser técnicos, organizacionais, semânticos e de atitudes/comportamentos. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Técnicos. 2. Organizacionais. 3. Semânticos. 4. Atitudes e comportamentos.
( ) Dizem respeito tanto a emissor quanto a receptor. Influencia sobre o que dizem e como dizem. ( ) Dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos. ( ) São originados da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas. ( ) São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D: 4, 1, 3, 2.

A questão aborda o tema dos ruídos na comunicação, que são fatores que interferem e dificultam o processo de transmissão de mensagens dentro das organizações. Esses ruídos podem ser classificados em quatro categorias principais: técnicos, organizacionais, semânticos e atitudes/comportamentos. Para resolver a questão, é necessário entender as características de cada tipo de ruído e como eles impactam a comunicação.

Vamos analisar cada uma das opções:

1. Técnicos: Relacionam-se ao canal de transmissão e aos defeitos técnicos que possam ocorrer durante a comunicação. Exemplos incluem problemas com telefones, e-mails ou sistemas de videoconferência.

2. Organizacionais: São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou ao conjunto de canais de informação dentro de uma organização. Envolvem a estrutura e os processos que afetam como a informação é distribuída e recebida.

3. Semânticos: Originam-se da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas. São problemas que ocorrem quando as palavras ou frases são interpretadas de maneira diferente pelo emissor e pelo receptor.

4. Atitudes e comportamentos: Dizem respeito tanto ao emissor quanto ao receptor, influenciando o que dizem e como dizem. Incluem fatores como preconceitos, emoções, resistências e barreiras psicológicas.

Agora, vamos justificar a alternativa correta:

(4) Atitudes e comportamentos: Dizem respeito tanto ao emissor quanto ao receptor. Influenciam sobre o que dizem e como dizem. Isso está relacionado diretamente às atitudes e comportamentos dos indivíduos envolvidos na comunicação.

(1) Técnicos: Dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos. Esses ruídos técnicos dificultam a clareza da comunicação devido a problemas físicos ou mecânicos nos meios de comunicação.

(3) Semânticos: São originados da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas. Esse tipo de ruído ocorre quando há diferenças na interpretação das palavras usadas.

(2) Organizacionais: São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização. Envolvem a estrutura e os processos comunicacionais dentro da organização.

Dessa maneira, a alternativa D está correta porque alinha cada tipo de ruído à descrição apropriada, demonstrando um entendimento claro e preciso dos conceitos de ruídos na comunicação dentro do contexto organizacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segue um texto bem descontraído sobre o tema ...

 

Hoje não vejo mais como brincadeira. No mundo dos adultos, o ruído de comunicação está vivo e prejudica as relações pessoais e profissionais através de comunicação falada e escrita mal elaborada. Ele afeta os resultados das organizações e a qualidade de vida dos funcionários, consumindo energia dos colaboradores e causando prejuízo de milhões de dólares nos processos de trabalho e gestão de equipes. Se os ruídos representam confusão, é melhor encontramos antídotos eficazes para neutralizar sua presença nas organizações e mantermos as informações fluindo com lógica e coerência.

 

Ruído de comunicação é toda a forma de interferência na transmissão de uma mensagem. Algo que prejudica a compreensão de uma ideia compartilhada. As fotografias fora de foco, o celular inaudível, os dados imprecisos de um relatório e os erros de português de um e-mail podem atrapalhar a comunicação entre as pessoas. Outro dia um gerente de vendas confirmou com a diretoria da empresa X que a reunião nacional com os vendedores aconteceria no dia 16. Distraído, digitou na intranet e repassou para os vendedores a seguinte mensagem: “confirmada a reunião para o dia 26”. A troca do “1” pelo “2” fez toda a diferença; a empresa teve que arcar com o prejuízo de passagens aéreas, diárias de hotéis, coffee breaks…

 

As empresas contemporâneas são complexas e têm muitos departamentos. À medida que a informação circula das altas esferas à base operacional e, igualmente, dos colaboradores ao presidente, há grande possibilidade de ocorrer confusão na troca de mensagens. Não é à toa que a “rádio peão” é o canal de maior audiência em uma corporação. Estamos acostumados a filtrar e distorcer a mensagem de acordo com o que compreendemos ou queremos entender das informações transmitidas.

http://www.dicasprofissionais.com.br/o-ruido-na-comunicacao-afeta-as-relacoes-humanas/

Esse gabarito tá errado. 

GABA CORRETO LETRA D

Os ruídos que impedem que a comunicação se estabeleça podem ser técnicos, organGizacionais, semânticos, de atitudes e comportamento.

TOMASI E MEDEIROS explicam que os ruídos podem ser: técnicos, organizacionais, semânticos, de atitudes e comportamentos. Os ruídos técnicos dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos. Já os organizacionais são relativos ao estabelecimento de redes de comunicação, ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização. Os semânticos são originados de imprecisão ou ambigüidade das expressões utilizadas. E os ruídos de atitudes e de comportamentos dizem respeito tanto a emissor quanto a receptor: influência sobre o que dizem. Os autores complementam dizendo que uma mensagem enviada a pessoas diferentes não leva ao compartilhamento de seu significado.

TOMASI, C. e MEDEIROS, J.B. Comunicação Empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

GAB:D

 

(4) Dizem respeito tanto a emissor quanto a receptor. Influencia sobre o que dizem e como dizem. Atitudes e comportamentos

(1) Dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos. Técnicos.

(3) São originados da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas. Semânticos

(2) São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização.Organizacionais.

preguiça de questão assim ;x 

(4. Atitudes e comportamentos.) Dizem respeito tanto a emissor quanto a receptor. Influencia sobre o que dizem e como dizem.

(1. Técnicos.) Dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos.

(3. Semânticos.) São originados da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas.

(2. Organizacionais) São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização.

Gabarito: D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo