O código de ética de 1947 foi o _____________ código de étic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068147 Serviço Social
O código de ética de 1947 foi o _____________ código de ética profissional do Assistente Social brasileiro, elaborado ______________ e se apoiava nos pressupostos do ________________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com Neto (2013), o Código de Ética de 1947, aprovado em 29 de setembro pela Associação Brasileira de Assistentes Sociais, foi o primeiro código da categoria. Centrado nas protoformas da profissão apresenta princípios éticos inerentes àquele contexto histórico. Sua fundamentação teórica e o posicionamento político estão coerentes a direção social dada a profissão neste momento histórico da sociedade brasileira, sua base ídeo-política está consubstanciada com princípios éticos religiosos, tendo os valores humanista neotomistas, com influência positivista para a interpretação e posicionamento interventivo frente as transformações sociais que emergiam naquele período histórico.

Gabarito do professor: A

 

Referência Bibliográfica

NETO, Cacildo Teixeira de Carvalho. Ética, Ética profissional e o trabalho profissional do Assistente Social. Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Franca, SP, 154 p. 2013.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Código de Ética de 1947 foi o primeiro código de ética profissional do Assistente Social brasileiro, elaborado em 29 de setembro e se apoiava nos pressupostos do contexto histórico.

O Código de Ética de 1947 foi aprovado em 29 de setembro pela Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS) e apresenta princípios éticos inerentes àquele contexto histórico. Sua fundamentação teórica e o posicionamento político estão coerentes a direção social dada a profissão neste momento histórico da sociedade brasileira, sua base ídeopolítica está consubstanciada com princípios éticos religiosos, tendo os valores humanista neotomistas, com influência positivista para a interpretação e posicionamento interventivo frente as transformações sociais que emergiam naquele período histórico.

Esse Código é formado por alíneas introdutórias e cinco seções que se subdividem em:

  • Deveres Fundamentais
  • Deveres para com o Beneficiário do Serviço Social,
  • Deveres para com os Colegas,
  • Deveres para com a Organização onde Trabalha e Disposições Gerais.

Observa-se que para o assistente social é apresentado apenas deveres, diferente dos códigos a partir de 1975 que apresentarão deveres e direitos. Isso expressa a forma rígida e coerciva para o próprio assistente social.

@resumosdoseso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo