A produção jornalística, pressionada pela tecnologia, pelas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FGV Órgão: CAERN Prova: FGV - 2010 - CAERN - Jornalista |
Q75469 Jornalismo
A produção jornalística, pressionada pela tecnologia, pelas urgências econômicas e pela ilusão de conexão entre aceleração e qualidade, tem sido alvo de estudos e pesquisas que propõem reflexão a respeito da padronização de dados e normas de enfoque para segmentos populacionais, numa generalização radical de processos de produção em escala. (Ex: pautas sobre bocas de fumo terem inquestionável conotação policial, religiões com sacramentos pouco conhecidos serem a priori objetos de condenação, mulheres de vestido curto serem moralmente desqualificadas e passarem a reforçar um modelo de imagem feminina para consumo).

Assinale a frase que diverge do sentido crítico das demais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão apresentada, é importante entender que ela discute o impacto da padronização e da generalização na produção jornalística. O texto de apoio menciona como o jornalismo sucumbe a pressões tecnológicas e econômicas, levando a estigmatizações e reprodução de valores segregacionistas.

A alternativa correta é a Alternativa E: "A convergência midiática está ampliando a experimentação das diversidades, gerando marcas discursivas e construtivas que apontam para as semelhanças do ser humano".

Justificativa: A alternativa E diverge das demais porque, ao contrário das outras, apresenta uma visão positiva da convergência midiática, sugerindo que ela está ampliando a experimentação das diversidades e promovendo a compreensão das semelhanças humanas. As outras alternativas refletem um tom crítico e apontam para desafios e problemas na prática jornalística, como a reprodução de valores segregacionistas e a dificuldade de superar certos valores.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: "O jornalismo deve superar a reprodução de valores segregacionistas." Esta alternativa expressa uma crítica ao jornalismo que reproduz valores que segregam, alinhando-se ao tom crítico do texto de apoio.

Alternativa B: "O contexto de valores multifacetados vem deteriorando valores humanistas universais." Aqui, a crítica está na deterioração dos valores universais devido à complexidade dos contextos atuais, o que está alinhado com o sentido crítico do texto.

Alternativa C: "O jornalismo está com dificuldades de ir além de valores Iluministas de que o progresso é fundamental, ainda que à custa de populações." Esta alternativa critica a adesão cega ao progresso, mesmo que prejudique populações, um aspecto também crítico presente no texto.

Alternativa D: "A agorafobia (detectável pelo pânico do contato e priorização da segurança privada e pessoal) não cria condições de construção de novas subjetividades e cidadania ativa." Esta opção critica o impacto da agorafobia na sociedade, alinhando-se com a crítica à falta de desenvolvimento de novas formas de cidadania.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é de interpretação de texto. Todas as alternativas, menos a E, indicam uma crítica aos fatores negativos presentes na comunicação. A alternativa E indica um fator positivo, logo diverge das demais,

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo