“Após sucessivos anos de poucas chuvas, os reservatórios das...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2021 - TJ-RO - Técnico Judiciário |
Q1844752 Português
“Após sucessivos anos de poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas brasileiras nas regiões Sudeste e Sul chegaram ao mês de setembro em seu pior nível histórico, abaixo mesmo do patamar de 2001, quando o país enfrentou um severo racionamento de energia. Para especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, esse cenário torna elevado o risco de apagões (interrupções temporárias localizadas de fornecimento), ainda mais em momentos de picos de consumo, que ficam mais frequentes com a volta do calor.” (BBC News Brasil, 19/09/2021)
A frase abaixo em que o vocábulo “quando” mostra o mesmo valor daquele apresentado no texto acima é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

quando, nesse caso, parece ser sinônimo de "em que"

A questão cobra a diferença entre: Quando (Pronome Relativo X Conjunção). Pra piorar, alguns ainda parecem Advérbios kkkk

Mas o gabarito é o único que possui referente anterior e pode ser substituído por "no qual" ou outro PR.

Gabarito na alternativa D

Solicita-se indicação da passagem na qual o termo "quando" assuma a função encontrada em:

“Após sucessivos anos de poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas brasileiras nas regiões Sudeste e Sul chegaram ao mês de setembro em seu pior nível histórico, abaixo mesmo do patamar de 2001, quando o país enfrentou um severo racionamento de energia."

A banca utiliza o termo "função" de modo genérico, sem delimitar se morfológica, sintática ou semântica. Embora o VOLP registre o termo apenas como conjunção e advérbio, é amplamente utilizado, mesmo que impropriamente, em substituição a outras classes morfológicas.

No caso em tela o termo é empregado em função de pronome relativo, substituindo a construção "no qual", retomando termo anterior ao mesmo tempo que introduz parte da valoração temporal própria de seu uso normal.

A) Não se pode prever quando isso vai ocorrer de novo;

Incorreta. Temos o termo empregado como advérbio de tempo, ligando-se diretamente à forma verbal, equivalente a "em que momento".

B) Desconhecemos quando esses fatos vão acontecer;

Incorreta. Temos o termo empregado como advérbio de tempo, ligando-se diretamente à forma verbal, equivalente a "em que momento".

C) Os vulcões entraram em erupção quando o tempo mudou;

Incorreta. Temos o termo empregado como conjunção temporal, introduzindo na passagem oração subordinada adverbial temporal.

D) Esse é o momento quando todos devem tomar precauções;

Correta. Em estrutura similar à encontrada no enunciado, temos o termo "quando" retomando explicitamente termo anterior, impropriamente em função de pronome relativo, "momento no qual/em que", mas ainda carregado de seu nexo temporal.

E) As notícias chegaram quando menos se esperava. 

Incorreta. Temos o termo empregado como conjunção temporal, introduzindo na passagem oração subordinada adverbial temporal.

quando = está no sentido de simultaneidade , duas ações que aconteceram ao mesmo tempo a única que concorda com isso é a d

A partir de hoje, não reclamo da cespe mais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo