O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275358 Enfermagem
O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (CME) deve explicar para a sua equipe que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Vamos entender o porquê e analisar cada uma das opções.

Alternativa D: "Independentemente da natureza do material e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa, para que ocorra redução da carga microbiana, garantindo a eficácia da esterilização."

Esta alternativa está correta porque a limpeza prévia é um passo crucial no processo de esterilização. Antes de qualquer procedimento de esterilização, é fundamental remover sujeiras e resíduos que possam proteger os microrganismos, garantindo assim a eficácia total do processo. A limpeza reduz a carga microbiana inicial e facilita o contato dos agentes esterilizantes com todas as superfícies do material.

Alternativa A: A disposição dos pacotes na autoclave deve ser feita de forma que o vapor consiga alcançar todas as partes dos objetos a serem esterilizados. No entanto, a afirmação de que deve ser usada apenas 50% da capacidade do autoclave não é precisa, pois a capacidade pode variar conforme o modelo, desde que a distribuição permita a circulação do vapor.

Alternativa B: A estufa, que utiliza calor seco, é de fato um método de esterilização para materiais termorresistentes. Contudo, a afirmação de que o calor seco tem grande poder de penetração não é correta. O calor seco tem menor poder de penetração comparado ao vapor saturado, por isso requer tempos de exposição mais longos e temperaturas mais altas.

Alternativa C: A esterilização por radiação, como o cobalto 60, não se baseia apenas no tempo de exposição, mas também na dose de radiação. Além disso, afirmar que deixa resíduos é equivocado, pois a radiação não deixa resíduos físicos nos materiais esterilizados.

Alternativa E: Embora a esterilização por vapor saturado seja amplamente utilizada e econômica, a afirmação de que é adequada para artigos "inclusive para pós" não está correta. Artigos em pó podem sofrer alterações de composição quando submetidos ao processo de vapor devido à umidade.

Espero que a explicação tenha sido clara e ajude no seu entendimento dos conceitos importantes na central de material esterilizado. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PESSOAL FALOU EM ESTUFA,JÁ TEM QUE VIR A CABEÇA QUE ESSE MÉTODO É OBSOLETOE   DESSA FORMA NUNCA SERÁ INDICADA PARA MATERIAIS TERMORESISTENTES OU TERMOSENSIVEIS, OU SEJA, PARA NENHUM MATERIAL

estufa= desatualizado

ERRO DA LETRA A:

Nas autoclaves os pacotes devem ser posicionados para que o vapor possa fluir por todos os itens. As autoclaves devem ser carregadas observando que haja um espaçamento de 25 a 50mm entre todos os pacotes e entre eles e as paredes da câmara, sendo que o volume do material não deve exceder 80% da capacidade do aparelho e devem ser colocados na posição vertical. O tempo de penetração do agente esterilizante é menor quando os pacotes são colocados corretamente dentro da câmara. Os pacotes maiores devem ser colocados na parte inferior da câmara e os menores, por cima para facilitar o fluxo do vapor através dos espaços entre os pacotes menores. Os jarros, bacias frascos, e outros artigos que apresentam concavidade devem ser colocados com sua abertura para baixo, para facilitar o escoamento de água resultante da condensação do vapor. Os pacotes não devem exceder 30cm/30cm/50cm.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo