A utilização da cartografia é fundamental para o planejament...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
A questão aborda a importância da cartografia no planejamento municipal, enfatizando a compreensão dos elementos fundamentais da cartografia. Para resolver a questão, é necessário entender as definições e diferenças entre carta, mapa e planta topográfica, além de outros conceitos geográficos relacionados à representação da superfície terrestre.
Alternativa A: Carta é a representação de fatores no plano horizontal por meio de linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de notação de pormenores compatíveis com a escala determinada.
Esta definição está correta, pois uma carta representa detalhadamente aspectos do terreno, utilizando linhas convencionais como paralelos e meridianos, e é adequada para escalas específicas, permitindo uma análise precisa de pormenores geográficos.
Alternativa B: Mapa é a representação de fatores no plano horizontal por meio de linhas convencionais – rotas e traços marcantes – com a finalidade de notação de pormenores compatíveis com a escala determinada.
Esta alternativa está incorreta porque a definição de mapa inclui a representação de uma área maior, não necessariamente detalhando rotas e traços marcantes de forma explícita. Além disso, mapas são mais generalizados e menos pormenorizados que cartas.
Alternativa C: Planta Topográfica é a representação de espaços infinitos na superfície geográfica, tendo sempre como parâmetro a curvatura da superfície.
Esta alternativa está incorreta, pois plantas topográficas representam áreas limitadas e detalhadas, geralmente não considerando a curvatura da Terra devido à pequena escala de representação.
Alternativa D: A superfície da Terra é visivelmente regular, permitindo que as Plantas Topográficas deixem de adotar parâmetros como declividade e altitude.
Esta alternativa está incorreta porque a superfície terrestre não é visivelmente regular, e plantas topográficas devem considerar parâmetros como declividade e altitude para representar com precisão o relevo de uma área específica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Carta é a representação de fatores no plano horizontal por meio de linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de notação de pormenores compatíveis com a escala determinada. = CERTO
Mapa é a representação de fatores no plano horizontal por meio de linhas convencionais – rotas e traços marcantes – com a finalidade de notação de pormenores compatíveis com a escala determinada.= ERRADO no trecho 'rotas e traços marcantes'
Planta Topográfica é a representação de espaços infinitos na superfície geográfica, tendo sempre como parâmetro a curvatura da superfície. = ERRADO: Plantas são representações pequenas e LIMITADAS da superfície geográfica e pode dispensar o parâmetro da curvatura da superfície por representar áreas pequenas. EX: lotes, terrenos, etc..
A superfície da Terra é visivelmente regular, permitindo que as Plantas Topográficas deixem de adotar parâmetros como declividade e altitude. = ERRADO: A superfície da terra é um geóide IRREGULAR.
“Mapa é a representação do plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de um corpo celeste, delimitada por elementos físicos ou culturais, destinada aos mais variados usos”.
“Carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada da superfície de um corpo celeste, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.”
“Planta é a representação em escala grande de áreas suficientemente pequenas que podem ser tomadas por planas (a curvatura da Terra pode ser desconsiderada), sem erro sensível.”
"Cartograma é um mapa que mostra informação quantitativa mantendo um certo grau de precisão geográfica das unidades espaciais mapeadas.
Por exemplo, um cartograma da população ilustra proporcionalmente os países ou regiões tomando a área como indicador do número de habitantes, escalando-os de modo a representar essa variável; mantendo-se a forma relativa de cada zona, região ou país, tanto quanto possível, cria-se necessariamente distorção.
Um cartograma populacional distorcido para mostrar equivalência entre área e população é também referido como um mapa isodemográfico. Os tipos de cartogramas mais comuns são os de área e os de distância.
Avante PMPR!
Avante PMPR!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo