Durante a realização do estágio supervisionado em Serviço So...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068153 Serviço Social
Durante a realização do estágio supervisionado em Serviço Social, fazem-se necessários encontros nos quais se constrói, se acompanha e se avalia o plano de estágio. Essa avaliação deve se dar com a participação de quais indivíduos?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Após analisar as alternativas, temos:


A) INCORRETA. A construção, o acompanhamento e a avaliação do plano de estágio se dar com a participação do supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a (ABEPSS, 2009, p. 33).


 

B) INCORRETA. A construção, o acompanhamento e a avaliação do plano de estágio se dar com a participação do supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a (ABEPSS, 2009, p. 33).

 

C) INCORRETA. A construção, o acompanhamento e a avaliação do plano de estágio se dar com a participação do supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a (ABEPSS, 2009, p. 33).


 

D) INCORRETA. A construção, o acompanhamento e a avaliação do plano de estágio se dar com a participação do supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a (ABEPSS, 2009, p. 33).

 

E) CORRETA. De acordo com a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS, p. 21), cabe ao supervisor/a de campo participar efetivamente na elaboração do plano de estágio dos supervisionados, de acordo com o projeto pedagógico do curso, em parceria com o/a supervisor/a acadêmico/a, e manter cópia do referido documento no local de estágio. Portanto, o plano de estágio “é um documento a ser elaborado pelo/a estudante, em conjunto com os/as seus/suas supervisores/as (acadêmico/a e de campo), e deve conter os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelo mesmo durante o semestre ou ano letivo. Precisa contemplar a articulação das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. Esse instrumento servirá como norteador do processo ensino-aprendizagem a ser construído com a participação dos três sujeitos envolvidos (supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a) (ABEPSS, 2009, p. 33).



Gabarito do professor: E


 

Referência Bibliográfica

ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não compreendi porque a resposta se carácter "supervisor de campo, academico e estagiário". Já que se subentende que o academico é o proprio estagiário.

"Nesta perspectiva, a Política Nacional de Estágio – PNE, elaborada coletivamente e sistematizada em 2009 pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, aponta que três sujeitos protagonizam o estágio supervisionado em Serviço Social:supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e estagiário/a. 

Este documento aclara as atribuições dos três sujeitos referidos e expõe quais são as atribuições e competências particulares de cada um: 

Cabe ao/à supervisor/a acadêmico/a, a orientação e a avaliação do aprendizado do/a estagiário/a, com vistas a qualificação do discente “durante o processo de formação e aprendizagem nas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas da profissão, em conformidade com o plano de estágio” (2009, p. 19). 

À supervisão de campo cabe acompanhar, orientar e avaliar o/a discente no campo de estágio, conforme o plano de estágio. 

Interessante ressaltar que em ambas as atribuições, é primado o diálogo constante entre supervisão de campo e acadêmica. Em que pese exista peculiaridades entre as atribuições dos/as supervisores/as de campo e acadêmica, deve existir a “relação direta, sistemática e contínua entre as Instituições de Ensino Superior, as instituições campos de estágio e os Conselhos Regionais de Serviço Social, na busca da indissociabilidade entre formação e exercício profissional” (CFESS, Resolução 533/2008). Além disso, 

A supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão acadêmica que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do/a professor/a supervisor/a no contexto do curso e a supervisão de campo, que compreende o acompanhamento direto das atividades práticoinstitucionais da/o estudante pelo/a Assistente Social, nos campos de estágio (PNE/ABEPSS, 2009, p.19)."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo