Uma mulher de 30 anos foi levada ao pronto-socorro por não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q292045 Psiquiatria
Uma mulher de 30 anos foi levada ao pronto-socorro por não estar conseguindo enxergar. Relata que estava no meio de uma reunião importante no trabalho e, de forma súbita, ficou cega. Nunca tinha apresentado problemas oculares anteriormente. No hospital, ela foi internada para investigação e, após avaliações de clínico geral, oftalmologista e neurologista, não foi encontrada causa para o quadro da paciente. Foi solicitada avaliação do psiquiatra. Diante da história descrita, o diagnóstico mais provável é de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão com eficiência, é importante compreender que estamos lidando com um caso clínico onde os sintomas físicos não têm uma explicação médica evidente, após cuidadosa avaliação. Esse é um campo que frequentemente envolve os transtornos somatoformes e dissociativos.

Alternativa Correta: B - transtorno conversivo.

O transtorno conversivo, também conhecido como transtorno de conversão, caracteriza-se pela presença de sintomas neurológicos (como cegueira, paralisia, etc.) que não são explicados por condições médicas gerais. Esses sintomas surgem de forma súbita, como a cegueira súbita da paciente descrita no enunciado, e geralmente estão associados a fatores psicológicos.

Justificativa da Alternativa Correta: No caso apresentado, a paciente experimentou uma perda súbita de visão sem nenhuma causa médica identificável, após a avaliação de especialistas. Isso é característico do transtorno conversivo, onde o estresse psicológico se manifesta como sintomas físicos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - transtorno de somatização: Este transtorno envolve múltiplos sintomas físicos que persistem por um longo tempo e afetam diferentes partes do corpo, não apenas um sintoma agudo como no caso apresentado.

C - transtorno dissociativo: Embora compartilhe alguma semelhança na origem psicológica dos sintomas, os dissociativos geralmente envolvem perda de memória ou identidade, não sintomas físicos convertidos como cegueira.

D - depressão: Depressão pode ter sintomas físicos, mas estes são geralmente vagos (como fadiga) e associados a humor deprimido, o que não é mencionado no caso.

E - transtorno de ansiedade: Enquanto a ansiedade pode causar sintomas físicos, estes geralmente não se manifestam como perdas sensoriais súbitas e inexplicáveis.

Para interpretar questões desse tipo, é fundamental identificar detalhes do caso que indicam ausência de explicação médica para os sintomas e considerar o contexto de estresse psicológico. Assim, podemos chegar ao diagnóstico correto com mais confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo