De acordo com José Paulo Netto e suas contribuições acerca d...
O desenvolvimento capitalista produz a questão social (1ª parte) e suas expressões seguem inalteradas mesmo em diferentes estágios do capitalismo, ou seja, inexistem novas expressões da “questão social” (2ª parte). Contudo, mesmo diante desta relação intrínseca, é possível suprimir a questão social sem a supressão da ordem do capital. (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ao analisar as alternativas, temos:
A) CORRETA. De acordo com Netto (p. 45, 2001), “o desenvolvimento capitalista produz, compulsoriamente, a “questão social” – diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da “questão social”; esta não é uma sequela adjetiva ou transitória adjetiva do transitória do regime do capital: sua existência e suas manifestações são indissociáveis da dinâmica específica do capital tornado potência social dominante. A “questão social” é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo. Não se suprime a primeira conservando-se o segundo”.
B) INCORRETA. A possibilidade de supressão da questão social só é possível com a supressão da ordem do capital.
C) INCORRETA. Não existe nova questão social, existem novas expressões da velha questão social. Netto (2001) aponta, e concordamos com sua afirmação, que não há uma nova questão social, mas há o surgimento de novas expressões desta, e reafirma que a questão social é insuprimível na ordem do capital.
D) INCORRETA. Netto (2001) aponta, e concordamos com sua afirmação, que não há uma nova questão social, mas há o surgimento de novas expressões desta, e reafirma que a questão social é insuprimível na ordem do capital.
E) INCORRETA. Apenas a 1ª parte está correta.
Gabarito do professor: A
Referência Bibliográfica
NETTO, José Paulo. Cinco Notas a propósito da “questão social”. Revista Temporalis. ABEPSS, ano II, nº 3, jan./jun., Brasília, 2001.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo