Considerando a situação hipotética: um usuário acessa um sít...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311178 Arquitetura de Software
Considerando a situação hipotética: um usuário acessa um sítio na Internet e deseja cadastrar-se. Ao acessar a tela de cadastro ele preenche dados para acesso, como, nome, e-mail, senha e confirmação da senha e clica no botão “Cadastrar”. Ao clicar no botão nenhuma mensagem é exibida e ele é direcionado para outra tela, onde ele deve continuar o cadastro digitando os dados referentes ao endereço. O usuário nota que o formulário dessa tela é diferente do formulário da tela anterior (tamanho e disposição dos campos do formulário, cores, formatação do texto, entre outros), mas mesmo assim finaliza o cadastro e clica no botão “Salvar dados”. Ao clicar nesse botão, o usuário é direcionado para a tela inicial do sítio sem receber uma mensagem clara se o cadastro foi ou não concluído com sucesso, a confirmação do cadastro aconteceu apenas alguns minutos depois por meio do recebimento de um e-mail. Tendo por base a situação hipotética exposta, caso se realizasse uma avaliação de usabilidade no cadastro descrito utilizando as “10 Heurísticas de usabilidade para o projeto de interface do usuário” propostas por Jakob Nielsen, o cadastro, como descrito, apresentaria falhas, principalmente, em duas das 10 heurísticas. Assinale a alternativa que apresenta as duas principais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - Visibilidade do status do sistema (Visibility of system status); Consistência e padrões (Consistency and standards).

Vamos entender por que essas heurísticas são as principais falhas no cenário descrito.

Visibilidade do status do sistema (Visibility of system status): Esta heurística sugere que o sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de feedback apropriado em um tempo razoável. No cenário descrito, o usuário não recebe nenhuma mensagem imediata após clicar no botão "Cadastrar" ou "Salvar dados". Isso cria um problema de visibilidade do status do sistema, pois o usuário fica sem saber se suas ações foram bem-sucedidas.

Consistência e padrões (Consistency and standards): Esta heurística enfatiza que os usuários não devem se perguntar se diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. No exemplo, a inconsistência entre os formulários de cadastro (com diferenças em tamanho, disposição dos campos, cores, etc.) quebra essa regra. Essa falta de padronização pode confundir o usuário e tornar a navegação pelo site menos intuitiva.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Reconhecimento em vez de lembrança (Recognition rather than recall); Ajuda e documentação (Help and documentation): Embora o reconhecimento em vez de lembrança seja importante, o principal problema aqui não é a necessidade do usuário de lembrar informações, mas sim a falta de feedback e consistência. Além disso, a ausência de ajuda e documentação não é o ponto crítico do cenário descrito.

C - Controle e liberdade do usuário (User control and freedom); Correspondência entre o sistema e o mundo real (Match between system and the real world): Controle e liberdade do usuário são importantes, mas não são as principais falhas no exemplo. A correspondência entre o sistema e o mundo real também não é a questão crítica, uma vez que o problema maior está na visibilidade e na consistência.

D - Consistência e padrões (Consistency and standards); Reconhecimento em vez de lembrança (Recognition rather than recall): Embora a consistência e padrões sejam um problema real no exemplo, o reconhecimento em vez de lembrança não é uma falha principal no cenário descrito. A falta de feedback é um problema mais urgente do que a necessidade de lembrar informações.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor as heurísticas de usabilidade e como elas se aplicam a interfaces de usuário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

✅Gabarito(B)

#1: Visibility of system status

The design should always keep users informed about what is going on, through appropriate feedback within a reasonable amount of time.

O design deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, por meio de feedback apropriado dentro de um período de tempo razoável.

#4: Consistency and standards

Users should not have to wonder whether different words, situations, or actions mean the same thing. Follow platform and industry conventions.

Os usuários não devem se perguntar se palavras, situações ou ações diferentes significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma e do setor.

https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/

Autor Jacob Nielsen

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo