Considere que determinada organização integrante da Administ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esse defeito de avaliação ocorre por um julgamento precipitado do nosso cérebro em pessoas, produtos ou serviços, dentro de estereótipos universais. O termo Efeito Halo foi cunhado pelo psicólogo Edward Thorndike. Para ele, as premissas giram em torno da afirmação de que o cérebro humano é capaz de julgar, analisar, concluir e definir uma pessoa a partir apenas de uma característica. Assim, tal característica determina um estereótipo universal para essa pessoa, como sua aparência, vestimentas, postura ou fala.
Em face do exposto, podemos afirmar que a única afirmativa que apresenta características referentes ao Efeito Halo é a letra “C". A alternativa “B" pode ser excluída, pois a avaliação não se mostra satisfatória. A alternativa “A" também pode ser excluída, pois Efeito Halo não tem relação com círculo pessoal. A alternativa “E" também pode ser descartada, pois Efeito Halo não significa indisposição do avaliador com o avaliado. Por fim, a alternativa “D" está errada, pelo fato de que o Efeito Halo não ser uma comparação do avaliado com outros colaboradores, mas uma generalização de avaliação por características do próprio avaliado.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O efeito halo(EFEITO BEYONCÉR. rsrs!) é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.
GABARITO: C
Efeito Halo: Tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
OBS: Algumas bancas e alguns autores dividem o efeito Halo em dois: efeito Halo e efeito Horn. No efeito Halo, o julgamento é nivelado por cima (pontos positivos), enquanto no efeito Horn a avaliação é nivelada por baixo (pontos negativos).
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos (Ribas e Salim)
Gabarito C
Efeito Halo (Efeito de Generalização / Efeito de Esteriotipação): Consiste na tendência do avaliador se “deixar levar” por alguma característica marcante (positiva ou negativa) do avaliado, e essa característica acaba influenciando toda a avaliação (ou seja, acaba influenciando no julgamento de outros “fatores” que estão sendo avaliados). Ou seja, trata-se da tendência do avaliador de “generalizar” toda a avaliação, com base apenas em um aspecto (positivo ou negativo) do avaliado.
Fonte: Stefan Fantini
GABARITO LETRA C
PALAVRA CHAVE PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO É GENERALIZAÇÃO.
Efeito Halo: generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Efeito de generalização (em geral!).
DICA!
--- > Para alguns autores eles levam em consideração que o efeito halo pode ser tanto positivo quanto negativo.
Discordo do gabarito pois o efeito Halo toma por conta uma caracteristica positiva e generaliza ela. Da mesma forma o efeito horn generaliza uma negativa. Quando a assertiva diz: "decorrente do nivelamento feito pelo avaliador, para cima ou para baixo, " ela ta tratando do efeito halo e horn e não apenas do halo, em fim, entraria com recurso se tivesse feito essa prova.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo