De acordo com a Resolução CFC n.º 750/1993 e sua atualização...
O princípio da entidade refere-se à separação do patrimônio da entidade do patrimônio pertencente ao(s) seu(s) sócios(s).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Item CERTO
Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
GABARITO CORRETO.
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE.
Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
Com base no artigo 4º, os principais pontos sobre o princípio da entidade são:
- Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade
- Afirma a autonomia patrimonial
- Diferencia o patrimônio particular do patrimônio da sociedade
- Patrimônio pertence à entidade. Entidade não pertence ao patrimônio
- Soma ou agregação de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas unidade de natureza econômico contábil
GABARITO CORRETO
De acordo com o princípio da entidade, há a necessidade de diferenciação do patrimônio da empresa da do patrimônio do sócio, garantido sua autonomia patrimonial e assim sendo reconhecido como objeto da contabilidade, independentemente, de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
CERTO
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Princípio da Entidade = Patrimônio da entidade não se confunde com o dos sócios
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo