No que se refere ao uso de sinais de pontuação no texto de r...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
Lembre-se de que é pedida a alternativa INCORRETA!
a) As vírgulas do terceiro e do sexto parágrafos de fato separam um adjunto adverbial antecipado; porém a vírgula do quarto parágrafo separa uma conjunção adversativa iniciando um novo período (vale lembrar que esta vírgula é opcional)
b) Quando se fala em "vírgulas separando elementos que exercem a mesma função sintática", fala-se, por exemplo, em enumerações: "Estudei português, direito penal, raciocínio lógico e história do Brasil" - as vírgulas separam objetos diretos, elementos de mesma função sintática. E esse não é o caso das vírgulas do terceiro parágrafo.
c) Essa é, aliás, a função dos parentes e dos travessões. Vale sempre conferir no texto, claro, mas dificilmente essa alternativa estaria errada.
d) De fato essas são as funções das aspas, porém elas estão no QUINTO parágrafo e não no QUARTO parágrafo. Obviamente isso foi um deslize da banca, mas seria passível de anulação, já que no quarto parágrafo não há aspas.
e) “O Brasil de ontem saiu das academias, o de amanhã sairá das oficinas” - a vírgula separa as duas orações coordenadas. São assindéticas pois não há conjunção iniciando a segunda oração. A relação de contraste dita na alternativa é a oposição traçada entre "o Brasil de ontem" e "[o Brasil] de amanhã".
Bons estudos a todos!
Caco Penna
youtube: youtube.com/c/cacopenna
site: www.provadeportugues.com.br
Gabarito: A.
Isola uma conjunção adversativa.
Essa vírgula é opcional.
Gabarito: A.
Isola uma conjunção adversativa.
Essa vírgula é opcional.
Numa questão desta, a resposta vier na ultima alternativa o candidato tá perdido. meia hora só para resolve-lá.
Não ha aspas no 4º paragrafo. Passível a anulação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo