Na dança, as criações podem ser coletivas ou individuais, qu...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019
Banca:
GUALIMP
Órgão:
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Prova:
GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Porciúncula - RJ - Profissional de Educação Física |
Q1322547
Educação Física
Na dança, as criações podem ser coletivas ou individuais, quando nomeamos o criador de
coreógrafo. Vários fatores influenciam na criação de danças, como o estilo, a temática, o
acompanhamento rítmico (que pode ou não ser uma música), os dançarinos (faixa etária, sexo,
quantidade, nível técnico), e a intenção da coreografia (peça artística, festividade escolar, imitação de um
filme, manifestação folclórica, acompanhamento de banda musical, etc.). Analise as afirmativas a seguir
a respeito do processo coreográfico.
I - Experimentar movimentos livremente ao som da música, tendo as ideias da coreografia como inspiração, é um bom laboratório para seleção de movimentos. Essa dinâmica pode ser proposta individualmente, em duplas ou em grupos, propondo desafios que serão atentamente observados pelo professor.
II - A seleção dos movimentos é parte fundamental da coreografia. É nela que se concentra a garantia do significado a que se propõe a dança, a coerência temática com a expressividade dos alunos (o senso estético da expressão), a harmonia das formas, da coordenação e do conjunto, no caso de grupos. III - Alguns recursos podem ser fundamentais para uma montagem coreográfica, possibilitando melhor dinamismo, apuro estético e até facilitando a memorização e execução por parte dos dançarinos. Um desses recursos é a apresentação da coreografia na forma uníssono, ou seja, quando os dançarinos dançam passos iguais em momentos diferentes e sucessivos (por exemplo, a “ola” na arquibancada de futebol). IV - O início e a finalização da coreografia são dois momentos que merecem especial atenção do professor, podendo ser elaborados por formas corporais ou deslocamentos de entrada e saída.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I - Experimentar movimentos livremente ao som da música, tendo as ideias da coreografia como inspiração, é um bom laboratório para seleção de movimentos. Essa dinâmica pode ser proposta individualmente, em duplas ou em grupos, propondo desafios que serão atentamente observados pelo professor.
II - A seleção dos movimentos é parte fundamental da coreografia. É nela que se concentra a garantia do significado a que se propõe a dança, a coerência temática com a expressividade dos alunos (o senso estético da expressão), a harmonia das formas, da coordenação e do conjunto, no caso de grupos. III - Alguns recursos podem ser fundamentais para uma montagem coreográfica, possibilitando melhor dinamismo, apuro estético e até facilitando a memorização e execução por parte dos dançarinos. Um desses recursos é a apresentação da coreografia na forma uníssono, ou seja, quando os dançarinos dançam passos iguais em momentos diferentes e sucessivos (por exemplo, a “ola” na arquibancada de futebol). IV - O início e a finalização da coreografia são dois momentos que merecem especial atenção do professor, podendo ser elaborados por formas corporais ou deslocamentos de entrada e saída.
Estão CORRETAS as afirmativas: