Acerca das regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q964774 Português

Acerca das regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA.


I – ( ) No terceiro e no quarto parágrafos, faz-se uso do vocábulo “têm”, que se refere nos dois casos a sujeitos cujos núcleos estão no plural. Flexionando os respectivos núcleos para o singular, o acento diferencial circunflexo deve mudar para agudo, grafando-se “tém”.

II – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “raízes”, “artífices” e “país”.

III – ( ) As palavras “áreas”, “ciência” e “missão” recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) As palavras “histórico”, “emblemático”, “agrotécnicas” e “tecnológica” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas.

V – ( ) Substituir “sairá” por “saíra” implicaria em alterações significativas na compreensão do enunciado, dentre elas a mudança do tempo verbal do futuro do presente para o pretérito maisque-perfeito, ambos do modo indicativo.


Na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, está CORRETA a sequência:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

I- ERRADO. tem - singular / têm - plural

II- ERRADO. "artífices" é proparoxítona

III- ERRADO. "áreas" não tem ditongo crescente

IV- CORRETO

V- CORRETO

I - ERRADO - A forma da terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo "ter" é "tem", em contraposição a sua forma no plural "têm". O mesmo acontece com o verbo "vir" (ele vem / eles vêm). Atente-se para a diferença entre o verbo "vir" e o verbo "ver" (ele vem / eles veem).

II - ERRADO - "raízes" e "país", embora uma seja paroxítona e a outra oxítona, são acentuadas pelo mesmo motivo: o hiato com "i" tônico, sozinho na sílaba (ou com "s"), não seguido de "nh". Já a palavra "artífices" é proparoxítona, o que já justifica a sua acentuação.

III - ERRADO - "áreas" e "ciência" são paroxítonas terminadas em ditongo crescente (respectivamente "ea" e "ia" - o "s" ao final de "áreas" não interfere na justifica de sua acentuação). Ao contrário do que às vezes pode parecer, essas palavras não são proparoxítonas (são as chamadas "proparoxítonas aparentes" - vou deixar um link com um artigo sobre esse assunto ao final). Já a palavra "missão" é oxítona, não termina em ditongo crescente ("ão" é um ditongo nasal decrescente) e não é acentuada (lembrem-se de que o "til" é um sinal gráfico, indicador de nasalização - chamamos de acento gráfico os acentos agudos e circunflexos, que tem a finalidade de indicar a tonicidade).

IV - CORRETO - Todas as palavras são proparoxítonas, o que já lhes justifica a acentuação.

V - CORRETO - O pretérito-mais-que-perfeito do indicativo é o único tempo verbal que tem as formas simples e compostas como sinônimas. A forma "saíra" é a forma simples, a composta seria "tinha saído" (apenas para ficar clara a parte da "mudança de significado", caso você não se lembre do pretérito-mais-que-perfeito do indicativo).

Bons estudos a todos!

Caco Penna

youtube: youtube.com/c/cacopenna

site: www.provadeportugues.com.br

Artigo sobre proparoxítonas aparentes: https://www.provadeportugues.com.br/single-post/2018/08/14/Proparox%C3%ADtonas-aparentes-s%C3%B3-APARENTAM

GABARITO: LETRA E.

Vamos analisar as palavrassérie,prédio e história.

Seriam elas separadas como “sé-rie”, “pré-dio” e “his-tó-ria” (sendo paroxítonas e terminando com ditongo crescente), ou como “sé-ri-e”, “pré-di-o” e “his-tó-ri-a” (sendo proparoxítonas e terminando com um hiato)?

As proparoxítonas aparentes são as paroxítonas terminadas em ditongo que podem ser pronunciadas como proparoxítonas, aparentando pertencer a este último grupo. Veja: eu disse aparentando pertencer e não efetivamente pertencendo.

Proparoxítonas aparentes: paroxítonas que, por apresentarem uma possível variação de pronúncia, podem parecer proparoxítonas

Proparoxítonas: palavras que efetivamente têm como tônica a antepenúltima sílaba.

Enfim, para justificar os acentos tônicos das palavras série, prédio e história: São paroxítonas terminadas em ditongo oral crescente.

Obs: Usei o link que nosso colega Caco Penna indicou. Fiz um resumo apenas para facilitar.

Gabarito ( E )

Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

TÊM - PLURAL

TEM - SINGULAR

NÃO EXISTE OUTRO TIPO DE ACENTO A NÃO SER O ^ NO PLURAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo