No livro Iniciação Esportiva Universal, os autores Pablo Ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1749155 Educação Física
No livro Iniciação Esportiva Universal, os autores Pablo Juan Greco e Rodolfo Benda propõem uma divisão de fases da iniciação esportiva pautada em critérios que abrangem o desenvolvimento motor e cognitivo e levam em consideração a bagagem cultural e a escolha de cada aluno. Nesse contexto, a fase universal é a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e suas alternativas para compreender melhor as fases da iniciação esportiva segundo os autores Pablo Juan Greco e Rodolfo Benda.

Alternativa Correta: B

A alternativa B é a correta, pois descreve a fase universal da iniciação esportiva como a mais importante do processo de ensino-aprendizagem-treinamento, abrangendo crianças de 6 a 12 anos. Durante esta fase, o desenvolvimento motor e cognitivo é intensamente trabalhado, e a recomendação é de não ultrapassar 3 encontros semanais. Isso permite que a criança desenvolva outras atividades além da escola, respeitando seu ritmo e interesses.

Justificativa das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa descreve uma fase de iniciação esportiva que vai dos 12 aos 14 anos, com duração de 2 anos. Ela sugere uma frequência de 3 encontros semanais e menciona a interiorização e automatização dos movimentos. Embora essa descrição faça sentido dentro do desenvolvimento esportivo, ela não se encaixa na fase universal, que engloba um período mais amplo e uma faixa etária menor.

Alternativa C: A alternativa C fala sobre uma etapa de direcionamento, com duração de 2 anos, focando nos jovens de 14 a 16 anos. Com encontros semanais entre 2 e 3 vezes, esta fase também não corresponde à fase universal, pois se refere a uma fase subsequente ao desenvolvimento básico e fundamental que ocorre na fase universal.

Alternativa D: Esta alternativa descreve uma fase que abrange jovens de 16 a 18 anos, enfatizando a motivação e a instabilidade emocional típica desta faixa etária. Novamente, essa descrição não corresponde à fase universal, que é focada em um público mais jovem e em uma fase de desenvolvimento inicial no esporte.

Em suma, a fase universal é a que se concentra no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças de 6 a 12 anos, com uma recomendação de não ultrapassar 3 encontros semanais. Esse período é crucial para a fundamentação das habilidades que serão desenvolvidas nas fases posteriores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo