As redes Wi-Fi se tornaram populares pela mobilidade que ofe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q964785 Noções de Informática

As redes Wi-Fi se tornaram populares pela mobilidade que oferecem e pela facilidade de instalação e de uso em diferentes tipos de ambientes. Para resolver alguns dos riscos que estas redes oferecem, foram desenvolvidos mecanismos de segurança. Sobre esses mecanismos de segurança, associe a segunda coluna com a primeira.


I – WEP (Wired Equivalent Privacy)

II – WPA (Wi-Fi Protected Access)

III – WPA-2


( ) É o mecanismo mais recomendado.

( ) É considerado frágil e, por isto, o uso deve ser evitado.

( ) É o nível mínimo de segurança que é recomendado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

WEP

1) Criado em 1999.

2) Compatível com praticamente todos os dispositivos WiFi disponíveis no mercado.

3) Mais sujeito a falhas de segurança, possui mais buracos conhecidos.

4) Sistema de segurança de 128 bits (fator que define os caracteres possíveis, ou seja, o número máximo de combinações de senha): possível descobrir a palavra-passe de uma rede WiFi desse tipo em poucos minutos por meio de um software de ataques.

WPA

1) Adotado formalmente em 2003.

2) Trazia encriptação 256 bits e uma segurança muito maior para as redes.

3) Sistemas de análise de pacotes – para verificar alterações e invasões – e outras ferramentas foram implementadas para melhorar a segurança.

4) A arquitetura WPA foi produzida de forma a não tornar os dispositivos WEP obsoletos, e sim atualizáveis. Com isso, uma série de elementos do protocolo antigo foi reaproveitada e, com ela, diversos dos problemas do antecessor também acabaram presentes na nova versão.

5) A descoberta de senhas por meio de processamento também é uma ameaça aqui, mas não acontece exatamente da mesma maneira que no WEP: em vez de usar a força bruta para descobrir senhas, os criminosos podem atingir sistemas suplementares, herdados do protocolo WEP, que servem para facilitar a configuração e conexão entre dispositivos antigos e modernos.

WPA II

1) Implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006.

2) Sistema-padrão atual e também o mais seguro.

3) A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta.

4) Esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero. Isso se deve a duas outras siglas incompreensíveis. O AES (Advanced Encryption Standard), um novo padrão para a segurança das informações, e o CCMP (Counter Cipher Mode), um mecanismo de encriptação que protege os dados que passam pela rede. O WPA2 é tão complexo que muitos dispositivos, mesmo recentes, não são compatíveis com ele.

5) Uma das poucas vulnerabilidades conhecidas atinge diretamente usuários corporativos e exige que o atacante possua acesso normal à rede sem fio. Uma vez conectado, o hacker poderia assumir o controle de outros dispositivos ligados à rede, incluindo dados contidos neles ou transferidos a partir das máquinas. Mais uma vez, isso se deve a programações de compatibilidade para ligação de roteadores antigos e modernos.

fonte: https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/42024-wep-wpa-wpa2-o-que-as-siglas-significam-para-o-seu-wifi-.htm

Gab. B

WPA-2: É o mecanismo mais recomendado.

WEP: É considerado frágil e, por isto, o uso deve ser evitado.

WPA : É o nível mínimo de segurança que é recomendado.

O que é o WPA-PSKWPA2-PSK, TKIP e AES? WPA, é uma abreviatura para Wi-Fi® Protected Access, que é uma especificação de encriptação de dados para uma rede local wireless. ... O WPA-PSK permite á máquina wireless Brother associar-se a pontos de acesso utilizando o método de encriptação TKIP ou AES.

 

WPA (Wi-Fi Protected Access) é um protocolo de comunicação via rádio. É um protocolo WEP melhorado.

WEP significa Wired Equivalent Privacy (em português, privacidade equivalente à rede cabeada) e WPA significa Wireless Protected Access (em português, acesso sem fio protegido). WPA2 é a segunda versão do padrão WPA

*WEP (WIRED EQUIVALENT PRIVACY): É compatível com praticamente todos os dispositivos WiFi disponíveis no mercado. Justamente por ser tão popular, é também o mais sujeito a falhas de segurança e o que possui mais buracos conhecidos. Oficialmente, o WEP não é considerado um padrão desde 2004.

*WPA (WI-FI PROTECTED ACCESS): Foi desenvolvido para substituir o WEP. O problema é que a arquitetura WPA foi produzida de forma a não tornar os dispositivos WEP obsoletos, e sim atualizáveis. Com isso, uma série de elementos do protocolo antigo foi reaproveitada e, com isso, diversos problemas do antecessor também acabaram presentes na nova versão.

*WPA2 (WI-FI PROTECTED ACCES II): É o sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. O WPA2 é tão complexo que muitos dispositivos que, mesmo recentes, não são compatíveis com ele.

"Nossa vitória não será por acidente".

Mel na chupeta!

Na minha prova num cai isso...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo