O potencial de formação de redes de movimentos sociais pode...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - da busca dos nexos que os atores políticos organizados constroem entre as demandas materiais e o sentido subjetivo das privações, criando identidades coletivas.
O tema central desta questão é o potencial de formação de redes de movimentos sociais. Para resolver a questão, é importante compreender como esses movimentos se estruturam e se articulam em torno de demandas sociais.
Os movimentos sociais são coletividades que buscam promover mudanças sociais, políticas ou culturais. Eles se estruturam a partir do compartilhamento de experiências e identidades comuns, o que é fundamental para a criação de redes sólidas. Segundo teóricos como Alain Touraine e Manuel Castells, os movimentos sociais contemporâneos articulam tanto as demandas materiais quanto as subjetivas, gerando identidades coletivas.
No contexto da questão, a alternativa D é a correta porque destaca a importância de conectar as necessidades materiais com o sentido subjetivo das privações, enfatizando a criação de identidades coletivas. Esta alternativa ressalta como os movimentos sociais vão além das reivindicações materiais, incorporando também aspectos simbólicos e identitários dos sujeitos envolvidos.
Análise das alternativas incorretas:
A - O universalismo abstrato, sem referência concreta ao cotidiano, não é uma base sólida para redes de movimentos sociais, pois ignora as especificidades e as experiências vividas pelos sujeitos.
B - Focar no sentido individual das carências ignora o aspecto coletivo necessário para a formação de redes sociais fortes, que se baseiam em identidades e experiências compartilhadas.
C - A atuação isolada e individualizada deturpa a ideia de movimentos sociais, que são por natureza coletivos e interconectados.
E - Limitar-se a demandas materiais individuais também desconsidera a importância de integrar experiências subjetivas e coletivas, fundamentais para a construção de uma rede de movimentos sociais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Para se entender o potencial de formação de redes de movimentos, é necessário buscar os nexos que os atores políticos organizados constroem entre as demandas materiais ou as privações no cotidiano e o sentido subjetivo dessas privações, traduzindo esses nexos em formas expressivas, comunicativas e em pautas políticas comuns a várias organizações, criando identidades coletivas que possibilitam a articulação dos movimentos específicos numa rede de movimentos sociais.
Redes de movimentos sociais na américa latina - caminhos para uma política emancipatória?
Ilse Scherer-Warren
SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de movimentos sociais na américa latina: caminhos para uma política emancipatória?. Cad. CRH, Salvador , v. 21, n. 54, p. 505-517, Dec. 2008 . Available from . access on 20 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792008000300007.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo