“A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasile...
“A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasileiro. Mas achamos que podíamos ir mais longe, ter um diferencial, não apenas exibir filmes, mas também produzi-los. Foi assim que procuramos nos espelhar nos sistemas de investimento do Canadá, nos estúdios de cinema espanhóis e numa lição brasileira: como no resto do mundo, cinema pode ser lucrativo, desde que se estabeleça como indústria. Quando alguém filma numa cidade derrama dinheiro no lugar desde que tenha também incentivos. Então o dinheiro que sai poderia e deveria retornar através de serviços prestados pelos habitantes da cidade. E isso aconteceu já, teve filmes que receberam uma ajuda de X e ao filmar nos estúdios de Paulínia e na região acabaram deixando lá exatamente esse X. Isso sem levar em conta o prestígio que a cidade adquire, mesmo internacionalmente.”
(EWALD FILHO, R. O triste caso de Paulínia. Disponível em: http://noticias. r7.com/blogs/ rubens-ewald-filho/2012/04/13/o-triste-caso-de-paulinia/)
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito do polo cinematográfico de Paulínia, que tornou a cidade conhecida como a “Hollywood brasileira”.
I. O polo cinematográfico de Paulínia exemplifica o uso da
política cultural como elemento propulsor de fomento social
e econômico regional.
II. A iniciativa privada é o indutor do desenvolvimento da indústria cinematográfica de Paulínia, independente de incentivos públicos.
III. A lucratividade dessa política cultural em Paulínia depende da existência de produtores, investidores e consumidores de cinema.
Está correto o que se afirma em