Leia o texto a seguir: Os traços indígenas que ainda sobre...
Os traços indígenas que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica são principalmente herdados das tribos de língua tupi. Esses povos, que habitavam praticamente toda a costa do Brasil e que, na época da chegada dos europeus, pareciam estar se mudando para o interior, ao longo do braço principal do Amazonas, foram as primeiras tribos indígenas com as quais os portugueses tiveram contato mais prolongado. Era, sobretudo, com os nativos de língua tupi que os portugueses comerciavam o pau-brasil, contra quem eles guerreavam e a quem escravizavam, com o objetivo de explorar a sua mão de obra, durante o primeiro século do período colonial. Como escreveu Gilberto Freire de maneira tão pitoresca, “nem bem o europeu saltava em terra e já seus pés deslizavam por entre mulheres nativas”. Os portugueses tinham mulheres e concubinas nativas que deviam ser índias de tribos tupis. Os rebentos dessas uniões, os primeiros brasileiros, eram criados por suas mães, mas dominados por seus pais e, em consequência, se tornavam portadores de uma cultura mista – tupi e portuguesa – e em geral falavam as duas línguas. Portanto, a Amazônia foi o local aonde a miscigenação entre duas etnias se fez de modo mais completo. (Do livro Uma comunidade amazônica, de Charles Wagley, p. 57. Texto adaptado.)
Observe as afirmativas a seguir, feitas sobre aspectos diversos do texto:
I. Em “mas dominados por seus pais” (penúltimo período), a conjunção está escrita de modo errado e deveria ser grafada assim: “mais”. II. Já no último período, o advérbio “aonde”, por dar ideia de lugar, está corretamente empregado. III. No primeiro período, a oração “que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica” deveria necessariamente estar entre vírgulas. IV. O “que”, na mesma oração (“que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica”), é um pronome relativo com a função sintática de sujeito. V. A afirmativa de Gilberto Freire, corretamente colocada entre aspas, dá ideia da licenciosidade lusitana, que se afirmava num ambiente sem preconceitos, como o dos índios. VI. A oração principal do segundo período tem como sujeito “Esses povos”.
Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão detalhadamente e entender os conceitos que ela aborda, bem como a justificativa para a alternativa correta. A alternativa correta é a letra B: "Somente as afirmativas IV, V e VI estão corretas". Vamos explicar cada uma delas.
I. Em “mas dominados por seus pais” (penúltimo período), a conjunção está escrita de modo errado e deveria ser grafada assim: “mais”.
Esta afirmativa está incorreta. A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, que indica oposição. Já "mais" é um advérbio de intensidade, que não se encaixa no contexto da frase. Portanto, a grafia "mas" está correta.
II. Já no último período, o advérbio “aonde”, por dar ideia de lugar, está corretamente empregado.
Esta afirmativa está incorreta. O advérbio “aonde” deve ser usado com verbos que exigem a preposição “a” e indicam movimento, como “ir”. No texto, o verbo “fazer-se” não indica movimento, o correto seria usar “onde”.
III. No primeiro período, a oração “que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica” deveria necessariamente estar entre vírgulas.
Esta afirmativa está incorreta. A oração "que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica" é uma oração subordinada adjetiva restritiva, e tais orações não são separadas por vírgulas, pois especificam o substantivo ao qual se referem.
IV. O “que”, na mesma oração (“que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica”), é um pronome relativo com a função sintática de sujeito.
Esta afirmativa está correta. O pronome "que" substitui "traços indígenas" e é o sujeito da oração “sobrevivem na cultura regional amazônica”.
V. A afirmativa de Gilberto Freire, corretamente colocada entre aspas, dá ideia da licenciosidade lusitana, que se afirmava num ambiente sem preconceitos, como o dos índios.
Esta afirmativa está correta. A citação de Gilberto Freire ilustra a relação entre europeus e nativos, destacando um contexto de interação sem preconceitos evidentes, o que reforça a ideia de licenciosidade.
VI. A oração principal do segundo período tem como sujeito “Esses povos”.
Esta afirmativa está correta. No segundo período, a oração principal “Esses povos foram as primeiras tribos indígenas com as quais os portugueses tiveram contato mais prolongado” tem "Esses povos" como sujeito.
Então, resumindo:
Alternativa correta: B - Somente as afirmativas IV, V e VI estão corretas.
Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para você. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
FUI DE F NEGADA!
puro raciocínio lógico
I. Em “mas dominados por seus pais” (penúltimo período), a conjunção está escrita de modo errado e deveria ser grafada assim: “mais”. ERRADA.
MAS-> conjunção coordenada adversativa (está empregada corretamente);
II. Já no último período, o advérbio “aonde”, por dar ideia de lugar, está corretamente empregado. ERRADA.
O correto seria "onde", "aonde" indica ideia de movimento.
III. No primeiro período, a oração “que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica” deveria necessariamente estar entre vírgulas. ERRADA.
Pode ser restritiva (SEM vírgulas) ou explicativa (COM vírgulas).
IV. O “que”, na mesma oração (“que ainda sobrevivem na cultura regional amazônica”), é um pronome relativo com a função sintática de sujeito. CORRETA.
"QUE" retoma indígenas.
V. A afirmativa de Gilberto Freire, corretamente colocada entre aspas, dá ideia da licenciosidade lusitana, que se afirmava num ambiente sem preconceitos, como o dos índios.
VI. A oração principal do segundo período tem como sujeito “Esses povos”.
Para testar a paciência!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo