[Questão inédita] O racismo serviu assim como justificativa ...
FACINA, A. De volta ao fardo do Homem Branco: o novo imperialismo e suas justificativas culturalistas. In: Anais do IV Colóquio Marx e Engels. Campinas: UNICAMP, 2005.
De acordo com o texto, o fardo do Homem Branco está na base da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão com cuidado, utilizando os conceitos de estratificação e desigualdade social para entendê-la completamente.
Gabarito: C - explicação europeia para o domínio sobre os povos durante a colonização.
A alternativa C é a correta. Ela está de acordo com o texto apresentado, que discute como o racismo foi utilizado como uma justificativa ideológica para o domínio colonialista. O conceito de "fardo do Homem Branco" refere-se à ideia de que os colonizadores europeus estavam levando progresso e civilização aos povos da África e da Ásia, considerados atrasados e incapazes de se autogovernarem. Essa narrativa era uma forma de legitimar o controle e a exploração desses povos.
Agora, vamos compreender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - instauração de uma proteção da Europa contra as invasões de outros povos.
Essa alternativa está errada porque não se relaciona com o conceito de "fardo do Homem Branco". O texto fala sobre a justificativa do domínio europeu sobre outros povos, e não sobre a proteção da Europa contra invasões.
B - criação de diversas teorias raciais que pregavam uma união entre os povos.
Essa alternativa está incorreta porque as teorias raciais citadas no texto não pregavam uma união entre os povos, mas sim a superioridade dos europeus em relação aos povos colonizados. O objetivo era justificar a dominação e não promover a união.
D - instituição de um contato horizontal com as populações não europeias.
Essa alternativa está errada porque o contato entre europeus e povos colonizados não era horizontal, ou seja, igualitário. O texto enfatiza que os europeus se viam como superiores e responsáveis por civilizar os povos considerados inferiores.
E - caracterização dos povos não europeus como civilizados e racionais.
Essa alternativa está incorreta, pois contradiz o texto. Os povos não europeus eram caracterizados como selvagens, desorganizados, atrasados e incapazes de se autogovernarem, de acordo com a narrativa colonialista.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da questão. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão anterior pede o fardo do Homem Branco, que, apesar de não está contido expressamente no texto, é possível percebê-lo através de passagens diretas, tais como: "com uma missão civilizadora, ligada aos valores do progresso econômico, do avanço científico, da ordem política liberal e do cristianismo" tudo isso seria o papel do europeu na vida dos nativos, tidos como atrasados. Tais funções para um só povo, tido como soberano, seria "pesado demais"(fardo). Alternativa correta letra: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo