Com base no texto 'OPERADORES DE CÁLCULO', leia as afirmati...
OPERADORES DE CÁLCULO
No Excel, os operadores especificam o tipo de cálculo que o usuário deseja executar nos elementos de uma fórmula na planilha. O Excel segue regras gerais de matemáticas para cálculos, utilizando parênteses, expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração. Usando parênteses, o usuário pode alterar a ordem de cálculo e realizar cálculos mais complexos combinando esses operadores de cálculo.
No Excel, há quatro diferentes tipos de operadores de cálculo: aritmético, de comparação, de concatenação de texto e de referência.
OPERADORES ARITMÉTICOS
Para efetuar operações matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação ou divisão, combinar números e produzir resultados numéricos, o usuário pode utilizar os operadores aritméticos do Excel. Vejamos:
• O operador + (sinal de mais) é utilizado para realizar uma operação de adição. Por exemplo: “= 3 + 3”.
• O operador – (sinal de menos) é utilizado para realizar uma operação de subtração ou negação. Por exemplo: “= 3 – 3” ou “= - 3”.
• O operador * (asterisco) é utilizado para realizar uma operação de multiplicação. Por exemplo: “= 3 * 3”.
• O operador / (sinal de divisão) é utilizado para realizar uma operação de divisão. Por exemplo: “= 3 / 3”.
• O operador ^ (acento circunflexo) é utilizado para realizar uma operação de exponenciação. Por exemplo: “= 3 ^ 3”.
OPERADORES DE COMPARAÇÃO
O usuário do Excel pode comparar dois valores, usando os operadores de comparação. Quando dois valores forem comparados usando esses operadores, o resultado será um valor lógico, VERDADEIRO ou FALSO. Vejamos:
• O operador = (sinal de igual) é utilizado para definir uma condição de igualdade entre dois valores. Por exemplo: “= A1 = B1”.
• O operador > (sinal de maior que) é utilizado para definir uma condição de que um valor é maior do que outro. Por exemplo: “= A1 > B1”.
• O operador < (sinal de menor que) é utilizado para definir uma condição de que um valor é menor do que outro. Por exemplo: “= A1 < B1”.
• O operador >= (sinal de maior ou igual a) é utilizado para definir uma condição de que um valor é maior que ou igual a outro valor. Por exemplo: “= A1 >= B1”.
• O operador <= (sinal de menor ou igual a) é utilizado para definir uma condição de que um valor é menor que ou igual a outro valor. Por exemplo: “= A1 <= B1”.
• O operador <> (sinal de diferente de) é utilizado para definir uma condição de que um valor é diferente de outro valor. Por exemplo: “= A1 <> B1”.
OPERADOR DE CONCATENAÇÃO DE TEXTO
O usuário do Excel pode utilizar o 'E' comercial (&) para concatenar (associar) uma ou mais cadeias de texto para produzir um único texto. O & (E comercial) conecta ou concatena dois valores para produzir um valor de texto contínuo. O exemplo = "North" & "wind" resulta em "Northwind". Em outro exemplo, onde A1 é "sobrenome" e B1 contém "nome", a função = A1 & "," & B1 resulta em "Sobrenome, nome".
OPERADORES DE REFERÊNCIA
Os operadores de referência permitem ao usuário combinar intervalos de células para cálculos. Por exemplo:
• O operador : (dois-pontos) é um operador de intervalo, que
produz uma referência para todas as células entre duas
referências, incluindo as duas referências. Por exemplo:
=SOMA(A2:A6).
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EVrWjl.
I. O texto afirma que, no Excel, o operador : (dois-pontos) é um operador de intervalo, que produz uma referência para todas as células entre duas referências, exceto as duas referências. No exemplo apresentado no texto: =SOMA(A2:A6), a função apresentada compreende os valores entre as células A3 e A5 (ou seja, as células delimitadas pelo intervalo). II. No Excel, o operador < (sinal de menor que) é utilizado para definir uma condição de que um valor é menor do que outro como, por exemplo, na condição: “= A1 < B1”, a qual determina que o valor da célula A1 é menor que o valor da célula B1, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA: