Com relação à triagem das Infecções Sexualmente Transmissíve...
Com relação à triagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis na gestação, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:
( ) A pesquisa para o HIV deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro e no terceiro trimestre da gestação. Porém, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV.
( ) A pesquisa para sífilis deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto (independentemente de exames anteriores), e em caso de abortamento.
( ) A pesquisa de tricomoníase na gestação é recomendado considerando o risco de parto pré-termo, e a redução dos efeitos adversos perinatais.
( ) No caso da Hepatite B não é recomendada a pesquisa do HbsAg de rotina no pré-natal, devido ao baixo índice de detecção do agravo em gestantes e à ausência de imunoprofilaxia ou intervenção medicamentosa que possam prevenir a transmissão vertical.
A sequência CORRETA é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A pesquisa para Sífilis deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto (independentemente de exames anteriores), e em caso de abortamento. A segunda afirmativa está correta.
A pesquisa de tricomoníase na gestação não é recomendada. Terceira afirmativa é falsa.
A pesquisa de Hepatite B deve-se proceder à investigação da infecção pelo vírus da hepatite B na gestante com pesquisa do HbsAg, durante o primeiro trimestre da gestação ou quando do início do pré-natal. Contra a Heptite existe a vacina e a imunoglobilina a serem administradas. A última afirmativa está errada.
Gabarito do professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Pré-Natal
Triagem de IST na gestação:
IST na gestação: ----> HIV..............................1ª consulta pré-natal (1º./3º.tri) momento do parto (TR para HIV)
----> Sífilis..........................1ª consulta pré-natal (1º. tri) início 3º. tri (28ª semana) momento do parto caso de abortamento
----> Hepatite B..................triagem na primeira consulta pré-natal avaliar vacinação vacina HBV deve ser realizada em todos os RN
FONTE : http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf/arquivos-de-eventos/forum-22-11.16/forum-22-11-2016-joao-paulo-toledo-ms
(V ) A pesquisa para o HIV deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro e no terceiro trimestre da gestação. Porém, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV.
(V ) A pesquisa para sífilis deve ser feita na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto (independentemente de exames anteriores), e em caso de abortamento.
(F ) A pesquisa de tricomoníase na gestação é recomendado considerando o risco de parto pré-termo, e a redução dos efeitos adversos perinatais.
(F ) No caso da Hepatite B não é recomendada a pesquisa do HbsAg de rotina no pré-natal, devido ao baixo índice de detecção do agravo em gestantes e à ausência de imunoprofilaxia ou intervenção medicamentosa que possam prevenir a transmissão vertical.
Triagem para clamídia em gestantes de 15 a 24 anos, quando disponível;
– Maior risco de prematuridade – Ruptura prematura de membrana – Perdas fetais, retardo de crescimento intrauterino e febre puerperal
http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Manejo_Integral_das_IST_I.pdf
TRIAGEM das ISTs : Infecções Sexualmente Transmissíveis na GESTAÇÃO ( PRÉ NATAL ) :
( V ) HIV : 1a consulta ( 1o e 3o trimestre ) .
Gestantes que não tiveram pré-natal :
Diagnóstico : parto, maternidade ( teste rápido para HIV ) .
( V ) SÍFILIS : 1a consulta do pré-natal, : 1o trimestre ,início do 3o trimestre (28ª semana), parto (independentemente de exames anteriores), e em aborto .
( F ) TRICOMONÍASE : considerar risco de parto pré-termo, e reduzir efeitos adversos perinatais :
CORRIMENTO amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe podre .
IST causada por protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina . Pode ser assintomática .
( F ) Hepatite B : não é recomendada HbsAg de rotina no pré-natal, devido ao baixo índice de detecção do agravo em gestantes e à ausência de imuno/profilaxia ou intervenção medicamentosa que possam prevenir a transmissão vertical :
É RECOMENDADA HbsAg : devido ao alto índice em gestantes ( há profilaxia )
A sequência CORRETA é:
GABARITO A ) :
V – V – F – F
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo