O controle do câncer de mama mantém-se como uma das priorida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2019 - IF-ES - Enfermeiro |
Q964814 Enfermagem

O controle do câncer de mama mantém-se como uma das prioridades na agenda da Política Nacional de Saúde em face de sua grande magnitude como problema de saúde pública no Brasil.


Diante deste contexto, é CORRETO afirmar:


I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 40 e 59 anos.

II – No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

III – Detecção precoce é uma forma de prevenção terciária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.

IV – O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática).


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento de câncer de mama bianual por meio de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Portanto, a primeira afirmativa é falsa.

A segunda afirmativa está correta, as maiores taxas de incidência e mortalidade de câncer de mama ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

Detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer em estágios iniciais, momento em que a doença pode ter melhor prognóstico. Logo, a terceira afirmativa é falsa.

Existem duas estratégias de detecção precoce: rastreamento e diagnóstico precoce. O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática). A última afirmativa está correta.

Gabarito do Professor: Letra E


Bibliografia

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

Segundo: Portal Ministério da Saúde.

 

Quais sintomas do câncer de mama?

 

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

 

edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;

retração cutânea;

dor;

inversão do mamilo;

hiperemia;

descamação ou ulceração do mamilo;

secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

 

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

 

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

 

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

 

FONTE : http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama

Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. 

o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Itens corretos:

II – No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

IV – O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática).

I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 50 A 69 anos.

itens falsos:

I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

III – Detecção precoce é uma forma de prevenção secundária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.

Prevenção Primária (promoção da saúde e proteção específica) ex: vacinação, rastreamento do câncer do colo do útero (mulheres assintomáticas)

Prevenção Secundária (diagnóstico e tratamento precoce; limitação da invalidez)

Prevenção Terciária (reabilitação)

Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo