A vida na Terra, dentre elas a humana, enfrenta uma grande c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa A - Cretáceo.
Este tema aborda a crise de biodiversidade que o planeta Terra enfrenta, especialmente devido às atividades humanas no contexto do modelo de produção capitalista. A questão nos leva a refletir sobre como esse modelo intensifica a extinção de espécies e nos faz recordar os grandes eventos de extinção em massa na história geológica da Terra.
Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre os períodos geológicos e os eventos de extinção associados a cada um deles. Na história da Terra, já ocorreram cinco extinções em massa reconhecidas pelos cientistas. A última destas extinções, que é o foco da questão, é conhecida como a extinção do Cretáceo-Paleógeno (K-Pg), que ocorreu há cerca de 66 milhões de anos atrás.
Vamos agora analisar as alternativas:
Alternativa A - Cretáceo: Esta é a alternativa correta. O final do período Cretáceo marca um dos eventos mais dramáticos de extinção em massa, que resultou na extinção dos dinossauros, entre outras espécies. Este evento ocorreu há cerca de 66 milhões de anos.
Alternativa B - Ordoviciano: O período Ordoviciano é conhecido por uma das primeiras extinções em massa, que ocorreu há cerca de 445 milhões de anos. Entretanto, este não é o evento de extinção mais recente.
Alternativa C - Quaternário: O Quaternário é o período atual e não é associado a nenhuma extinção em massa conhecida pela ciência, embora algumas extinções atuais sejam discutidas nesse contexto.
Alternativa D - Jurássico: O Jurássico antecede o Cretáceo e não é associado a um evento de extinção em massa no final do período.
Alternativa E - Triássico: O fim do período Triássico, há cerca de 201 milhões de anos, é marcado por uma extinção, mas, novamente, não é a mais recente.
Entender os períodos geológicos e os eventos de extinção é crucial para questões que envolvam a história natural e as mudanças ao longo do tempo terrestre. Espero que esta explicação tenha ajudado a clarear o entendimento sobre o tema!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Ordoviciano-Siluriano, 440 milhões de anos atrás. ...
- Devoniano, 370-360 milhões de anos atrás. ...
- Permiano, 250 milhões de anos atrás. ...
- Triássico, 200 milhões de anos atrás. ...
- Cretáceo, 65 milhões de anos atrás. ...
- 'Antropoceno', 2022.
- Ordoviciano-Siluriano, 440 milhões de anos atrás. ...
- Devoniano, 370-360 milhões de anos atrás. ...
- Permiano, 250 milhões de anos atrás. ...
- Triássico, 200 milhões de anos atrás. ...
- Cretáceo, 65 milhões de anos atrás. ...
- 'Antropoceno', 2022.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo