O abuso de substâncias psicoativas pode ser definido como o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1335379 Psicologia
O abuso de substâncias psicoativas pode ser definido como o uso de qualquer agente químico em um nível que atrapalhe o bem-estar do usuário em qualquer domínio da saúde. Esse agente químico inclui as substâncias legais, como medicamentos, álcool e tabaco, e as ilícitas. Nesse sentido, os riscos para a saúde e os custos do abuso de substâncias são incalculáveis. Para compreender o abuso de substâncias, existem três grandes modelos teóricos delineados para compreensão da dependência química, os quais se caracterizam por:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante!

Vamos analisar a questão sobre o abuso de substâncias psicoativas e os modelos teóricos que explicam essa dependência. A alternativa correta é a B.

Alternativa correta: B

A alternativa B menciona os três principais elementos dos modelos que ajudam a entender a dependência química:

  • Herança de vulnerabilidade biológica: Refere-se à predisposição genética que pode tornar um indivíduo mais suscetível ao abuso de substâncias.
  • Aumento de dopamina no cérebro: O uso de substâncias pode levar a um aumento da dopamina, um neurotransmissor que está associado ao prazer e à recompensa, reforçando o comportamento de uso.
  • Aprendizagem ou modelagem vicárias: Este conceito vem da teoria social de aprendizagem, onde o comportamento de uso é aprendido ao observar e imitar outras pessoas, principalmente aquelas que têm uma influência significativa.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa menciona herança genética, diminuição de dopamina no cérebro, e influência de consumo por envolvimento grupal. A diminuição da dopamina não está correta, pois, na verdade, o uso de substâncias geralmente provoca um aumento da dopamina. Além disso, a ideia de "herança genética" é menos precisa do que "herança de vulnerabilidade biológica".

Alternativa C: Esta alternativa também menciona a diminuição de dopamina no cérebro, o que, como já discutimos, é incorreto. O modelo correto considera o aumento da dopamina como um fator crítico.

Alternativa D: Esta alternativa fala sobre herança de alteração cromossômica e influência de consumo por envolvimento grupal. A ideia de "alteração cromossômica" é mais específica e menos comum do que a noção mais geral de "vulnerabilidade biológica". Além disso, o aumento da dopamina está correto, mas a herança de alteração cromossômica não é amplamente reconhecida nos modelos tradicionais de dependência química.

Alternativa E: Similar à alternativa D, esta fala sobre herança de alteração cromossômica e diminuição de dopamina no cérebro. Novamente, a noção de diminuição da dopamina está incorreta.

Com essas análises, podemos concluir que a alternativa B é a mais precisa e abrangente, fornecendo uma explicação correta dos modelos teóricos de dependência química. Espero que essa explicação tenha sido útil para o seu entendimento!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém possui alguma referência para esta questão?

Não sei a fonte da questão mas encontrei isso:

Análise das Alternativas DICA DO AUTOR: Quando as assertivas trazem várias respostas por item, é importante analisar separadamente cada afirmativa, julgá-la e analisar a correta, segundo o pedido do enunciado.

I- Herança genética- Assim como vários transtornos psicológicos, o abuso de drogas ilícitas, do álcool e de substâncias em geral são influenciados pela genética, porém, os genes apenas influenciam: não tornam o indivíduo dependente.

I.1- Herança de vulnerabilidade biológica - A vulnerabilidade biológica tornará o indivíduo vulnerável ao desenvolvimento do transtorno, mas não influencia o ser humano a fazer uso de substâncias psicoativas.

I.2- Herança de alteração cromossômica - As alterações cromossômicas resultam em anomalias físicas; não determinam a dependência química de um indivíduo.

II- As anfetaminas, cocaína, opiáceos, nicotina e o álcool aumentam a disponibilidade de dopamina, impedindo que ela seja inibida, deixando-a mais disponível no centro de gratificação.

II.1- A diminuição da quantidade de dopamina reduz as sensações de gratificação, prazer e euforia.

III- Aprendizagem ou modelagem vicárias- a exposição, através de uma figura de importância para o indivíduo, a quaisquer tipos de substância psicoativas funciona fortemente como pré-requisito para o consumo.

III.1- Consumo por envolvimento grupal- Além da exposição a essas substâncias, a pressão ambiental e social para o consumo, pode induzir ao abuso; aliás, o fator ambiental afeta mais que o próprio fator genético. Portanto, as teorias pedidas no enunciado são: Herança de vulnerabilidade biológica; aumento de dopamina no cérebro; e, aprendizagem ou modelagem vicárias.

Eu vou fingir que nem li porque pra mim nao faz o menor sentido

item B

Gab B

Herança de vulnerabilidade biológica; aumento de dopamina no cérebro; e, aprendizagem ou modelagem vicárias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo