No que se refere aos tipos, características e aplicabilidade...
No que se refere aos tipos, características e aplicabilidade das fontes de informação, julgue o item a seguir.
A literatura especializada é classificada em fontes primárias,
secundárias e terciárias. As fontes secundárias, por sua
própria natureza, são largamente dispersas e desorganizadas
do ponto de vista da produção, divulgação e controle
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é Errado (E).
Vamos entender melhor o assunto:
O tema central da questão aborda a classificação das fontes de informação em literatura especializada, que são divididas em fontes primárias, secundárias e terciárias. Conhecer essas categorias é crucial para bibliotecários, pois cada uma delas tem características e usos específicos.
Fontes Primárias: Essas fontes contêm informações originais e inéditas. Exemplos incluem artigos de pesquisa, teses, dissertações, e relatórios técnicos. Elas são essenciais para a realização de novos estudos, pois fornecem dados e descobertas diretas sem mediação.
Fontes Secundárias: Essas fontes analisam, interpretam ou resumem informações das fontes primárias. Exemplos comuns são revisões de literatura, análises críticas e enciclopédias. Ao contrário do que foi afirmado na questão, estas fontes não são necessariamente largamente dispersas e desorganizadas. Pelo contrário, frequentemente elas são organizadas e categorizadas, servindo precisamente para facilitar o acesso e a compreensão das fontes primárias.
Fontes Terciárias: São as que compilam e listam fontes primárias e secundárias, como bibliografias, índices e bases de dados. Sua função é ajudar na localização de informações nas outras duas categorias.
A afirmativa apresentada na questão está incorreta porque caracteriza erroneamente as fontes secundárias como dispersas e desorganizadas, quando na verdade, essas fontes têm o propósito de organizar e tornar acessível informações derivadas das fontes primárias.
Entender essas distinções é vital para o gerenciamento da informação e o suporte à pesquisa e ao estudo em biblioteconomia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A literatura especializada é classificada em fontes primárias, secundárias e terciárias. As fontes primárias, por sua própria natureza, são largamente dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produção, divulgação e controle.
Resposta: errado.
Acrecentando...
Conforme Vieira (2014, p. 138):
As fontes primárias normalmente são dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produção, da divulgação e do controle, quando registram novas informações no momento de sua publicação, o que dificulta sua identificação e localização (GROGAN, 2001).
Talvez, devido a esse fato, tenham surgido as fontes secundárias com a função de facilitar o uso do conhecimento das fontes primárias. As fontes secundárias organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade.
Gab. Errado
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
Gabarito: Errado.
As fontes primárias normalmente é que são dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produção, da divulgação e do controle, o que dificulta sua identificação e localização. As fontes secundárias, por outro lado, organizam e filtram as informações, facilitando o uso das fontes primárias.
Para mais conteúdo de Biblioteconomia para concursos acompanhe minha página no instagram: @evbarcelos.biblio
https://www.instagram.com/evbarcelos.biblio/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo